A atividade de criação de loja virtual aumentou 107% no primeiro trimestre de 2018 (em relação a 2017).
Esse dado provém de um estudo da Nuvem Shop divulgado, ao final de maio, via E-commerce Brasil e E-commerce News.
- Leia também: “Setor de e-commerce crescerá 10% no Dia dos Namorados 2018“
A pesquisa foi produzida com base de 18 mil lojas online da Nuvem Shop.
O percentual é, sobretudo, quase dez vezes maior que os 12,50% dos últimos 12 meses registrado pelo estudo da BigData Corp.
Categorias mais ativas na criação de loja virtual
O estudo da Nuvem Shop foi além de mostrar o crescimento do trimestre.
Ou seja, ele listou as categorias mais ativas na criação de loja virtual no período, entre 2017 e 2108, são elas:
- Moda: 148% de crescimento na criação de sites e-commerce;
- Saúde e beleza: 117% de aumento;
- Alimentos e bebidas: 94% de crescimento;
- Eletrônicos e tecnologia: 44% de aumento.
Além disso, o segmento de Moda, que lidera a criação de lojas virtuais, é líder também em vendas online, segundo 37ª edição do relatório WebShoppers.
Lojas do setor de Turismo têm o maior Ticket Médio
A pesquisa da Nuvem Shop revelou que o Ticket Médio das lojas virtuais pesquisadas cresceu 48% de 2017 para 2018, no primeiro trimestre.
Assim, os maiores Tickets Médios no período, em 2018, foram os das seguintes categorias:
- Viagens (Turismo): R$ 3.540
- Esportes: R$ 887,00
- Máquinas e equipamentos: R$ 535,00
- Eletrônicos e tecnologia: R$ 494,00
- Antiguidades: R$ 487,00
Então, se você ficou empolgado com o Ticket Médio de “viagens”, leia o post “Quais os desafios do mercado e-commerce de Turismo?” e conheça as oportunidades do ramo.
Influência móbile na criação de lojas virtuais
Metade das transações financeiras online foram realizadas via mobile, revela o estudo da Nuvem Shop.
Ao longo de 2017, uma pesquisa da SEMrush demonstrou que o mobile commerce havia superado o desktop commerce em gastos com publicidade.
Além disso, o já mencionado relatório da BigData Corp expôs que o percentual de lojas responsivas passou de 24,2% em 2017 para 76,36% em 2018.
Como se pode observar, a moda agora são as lojas virtuais responsivas, Mobile First e Mobile Friendly.