A criação de e-commerce, isto é, a produção de novos sites de comércio eletrônico no Brasil cresceu 12,50% nos últimos 12 meses, revela estudo da BigData Corp.
Dessa forma, esse novo percentual superou os 9,23% de crescimento medido pelo estudo anterior.
Assim, o número de lojas virtuais que era de 600 mil em 2017 passou a ser de 675 mil em 2018.
Esse montante, contudo, representa apenas 5,63% de todos os sites nacionais.
Confira também outros números da criação de e-commerce no Brasil:
• Sites de nicho eram 76,72% em 2017 e passaram a ser 57,99% em 2018
• Lojas virtuais com mais de 100 produtos eram 14,77% e agora são 33,51%
• Lojas que usam meio de pagamento PayPal subiram de 37,00% para 47,38%
Além disso, o estudo apontou a diminuição do número de lojas virtuais de pequeno porte.
Criação de e-commerce de pequeno, médio e grande porte no Brasil
Conforme a pesquisa do BigData Corp 2018:
• Lojas de pequeno porte (com até 10 mil acessos mensais) eram 97,08% em 2017 e passaram a ser 82,48% em 2018
• Lojas de médio porte (com 10 mil a 500 mil acessos mensais) eram 2,75% em 2017 e passaram a ser 9,99% em 2018
• Lojas de grande porte (com mais de 500 mil acessos mensais) eram 0,17% em 2017 e passaram a ser 7,53% em 2018
Sendo assim, o número de lojas de pequeno porte caiu e o de médio e grande porte subiu.
Criação de e-commerce mobile
O estudo 2018 da BigData Corp abrangeu ainda algumas informações importantes para o mercado mobile commerce, confira:
• Lojas responsivas eram 24,2% em 2017 e passaram a ser 76,36% em 2018
• Uso de aplicativos pelas lojas virtuais era 3,47% e passou a ser 13,86%
Lojas responsivas se adaptam aos diferente tipos e tamanhos de telas, o que melhora a experiência de compra aos consumidores.
A pesquisa foi encomendada ao BigData Corp pelo grupo PayPal.