A Ebit acaba de lançar a 38ª edição do relatório WebShoppers. Documento informa que o crescimento do e-commerce brasileiro no primeiro semestre de 2018 foi de 12% em relação ao mesmo período de 2017.
Com isso, o faturamento das lojas virtuais no período foi de R$ 23,6 bilhões. De acordo com o estudo, o comércio eletrônico nacional vai arrecadar R$ 53,4 bilhões até o final deste ano.
O crescimento do e-commerce e as classes sociais
O relatório WebShoppers 33 aponta que, em 2015, a inflação fechou em 10,67%. Disso decorreu que os preços dos produtos do comércio eletrônico subiram 8,94%. Dessa maneira, a chamada nova Classe C perdeu poder de compra na época. Então, se em 2013 a participação desse extrato social nas compras online era de 54%, logo passou a ser de 39% dois anos mais tarde.
Em 2017, contudo, o ano e-commerce fechou com:
• 15,0% dos consumidores de classe E
• 30,4% de classe D
• 36,8% de classe C
• 13,3% de classe B
• 5,5% de classe A
Mas e hoje, como está a participação das classe sociais no e-commerce? O estudo WebShoppers 38 demonstra que o primeiro semestre de 2018 fechou com:
• 16,4% de consumidores de classe E
• 30,0% são de classe D
• 35,8% são de classe C
• 13,0% são de classe B
• 4,8% são de classe A
De acordo com a pesquisa, 27,4 milhões de consumidores fizeram ao menos 1 compra no e-commerce brasileiro entre janeiro e junho de 2018. Cerca de 61% das compras foram realizadas em lojas virtuais que operaram a partir da região Sudeste.
Qual região do Brasil teve o maior crescimento do e-commerce?
Conforme o WebShoppers 38, o crescimento do e-commerce referente ao primeiro semestre de 2018 em relação ao mesmo período de 2017 ocorreu em todos os lugares do país.
Entretanto, a região Sul foi a que obteve o melhor desempenho, com alta de 24%. Esse percentual representa o montante de 1,8 milhões de pedidos a mais que o do primeiro semestre de 2017.
De fato, o comércio eletrônico nacional como um todo continua em franco crescimento há mais de duas décadas. Nesse meio tempo, muitas pessoas como você têm descoberto que sim, “loja virtual dá dinheiro”.
Como a Ebit obtém os dados para os relatórios WebShoppers
As informações dos relatórios WebShoppers provêm de pesquisas em tempo real de compradores online realizadas em mais de 25 mil lojas virtuais conveniadas da Ebit. A equipe envolvida no relatório 38 é formada pelo conselheiro Pedro Guasti; pelo head de Inteligência de Mercado, Keine Monteiro; pelas analistas Jéssica Oliveira e Ana Carolina Golçalves; pelo gerente de TI, Mário Froes; pelo integration analyst, Daniel Vieira; pelo comercial analyst Murilo Teramati; pela assessora de imprensa, Maria Domingues; e pela arte-diagramadora, Rita Mayumi.