Credibilidade no e-commerce é fundamental. Essa palavra enorme designa a qualidade de quem é crível, isto é, de quem é confiável. E no mercado online a confiança gera vendas.
Para você ter uma ideia, 75% dos consumidores confiam mais em uma empresa se esta tiver avaliações positivas, de acordo com o site Reputation X. Percebe? Todavia, a credibilidade não cai do céu. Você tem que lutar por ela.
Felizmente, para lhe ajudar a melhorar esse aspecto, eu reuni uma porção de dicas, as quais você poderá ler logo em seguida. Continue lendo e fique por dentro!
18 FORMAS DE AUMENTAR A CREDIBILIDADE NO E-COMMERCE
Para aumentar a credibilidade no e-commerce, atente aos seguintes fatores:
01 – Design
Crie um design bonito para a sua loja virtual. Além disso, padronize o design do app, da loja e das redes sociais conforme os conceitos da Teoria do Design. Isso chama a atenção, atrai consumidores e gera credibilidade.
02 – Programação
Mantenha seu código limpo, pois assim você otimiza a velocidade de acesso à sua loja virtual. De fato, um e-commerce rápido tem melhor reputação do que um que demora para carregar as páginas.
03 – Divulgação
Seja preciso ao divulgar o seu e-commerce. Atinja cada um dos consumidores com o conteúdo adequado e conquiste desse modo a confiança deles. Use para isso recursos como o Inbound Marketing.
04 – Entrega
Tenha um serviço de entrega ágil. Entregue os produtos no prazo ou antes do combinado, mas nunca depois. Sua credibilidade vai subir quanto maior for a sua agilidade neste aspecto.
05 – Administração
Um bom administrador organiza as atividades do dia a dia e dá suporte aos colaboradores. Ademais, ele melhora o relacionamento com fornecedores e parceiros. Isso melhora a reputação interna e externa da empresa.
06 – Institucional
Mantenha na sua loja online uma ala institucional onde as pessoas possam ler sobre a história da sua empresa. Assim, elas entenderão como o seu negócio se estabeleceu no mercado, o que diminui a desconfiança.
07 – CNPJ
Publique o CNPJ da sua empresa no rodapé da loja virtual. Isso certamente aumentará a confiança do público na sua marca. Desse modo, caso tenham dúvidas, os consumidores poderão pesquisar antes de fazer uma compra.
08 – Endereço
Divulgar a sede da sua empresa sem dúvida tranquiliza os consumidores acerca da credibilidade da sua marca. Pois uma empresa que expõe sua localização já deixa claro de cara que não tem nada a esconder.
09 – Segurança
Implemente tecnologias de segurança como as da Konduto e ClearSale, por exemplo, que protegem seu e-commerce contra fraudes. Use também o SiteLock, que bloqueia ameaças ao seu site. Isso gera confiança.
10 – Confiabilidade
Implante selos de confiabilidade como o do Ebit, por exemplo, que classifica os e-commerce por meio de medalhas de desempenho. Outro selo importante é o Loja Confiável, que coleta e analisa reviews de produtos.
11 – Sites de reclamação
Monitore a sua marca em sites de reclamação como o Reclame Aqui. Sempre que houver reclamações responda rápido e solucione o problema da forma mais amigável possível. Transforme, assim, um insatisfeito em um fã.
12 – Redes sociais
Conecte sua loja online com as redes sociais. Além disso, mantenha as suas redes sociais ativas. Isto é, responda às dúvidas dos consumidores nos posts. Dessa maneira, todos saberão que sua marca é real e digna de confiança.
13 – Comunicação
Mantenha vários canais de comunicação abertos. Tenha, por exemplo, um chat online ou um videochat. Ademais, ofereça suporte por e-mail, telefone e outros canais que desejar.
14 – Hospedagem
A agilidade gera credibilidade. E, em muitos casos, a hospedagem é a chave para aumentar a velocidade de acesso a uma loja. Neste ponto é sempre bom usar uma hospedagem dedicada.
15 – Domínio
É importante registrar um domínio para a sua loja virtual e endereços de e-mail. Do contrário, os consumidores podem ficar receosos de acessar seu e-commerce, o que pode impactar negativamente nas suas vendas.
16 – Conteúdo
O conteúdo sobretudo das páginas de vendas da sua loja online deve ser bem articulado. Os consumidores precisam entender como os produtos funcionam e quais suas vantagens. Conteúdo ruim gera desconfiança.
17 – Língua Portuguesa
Assim como o bom conteúdo é essencial, escrever impecavelmente bem também é. Desse modo, certifique-se de que a Língua Portuguesa está sendo bem usada. Muitos erros ortográficos e gramaticais afastam as pessoas.
18 – Inovação
Mantenha uma aura de criatividade e pioneirismo. Ou seja, faça com que os consumidores atrelem a sua marca ao conceito de inovação. Isso gera respeito no mercado e atrai as pessoas.
Muito bem. Aí estão as 18 formas de aumentar a credibilidade no e-commerce que prometi. E aqui vai uma dica extra. Faça campanhas de Brand Awareness e, desse modo, aumente também a consciência de marca. Agora é com você!
Assim que puder clique em “Segurança para loja virtual” e conheça 10 ferramentas que lhe ajudarão a proteger seus negócios e gerar mais confiança no e-commerce!