Core business é um termo em Inglês que significa “negócio principal”. No mundo corporativo, ele é usado para denominar o núcleo do negócio, ou seja, o foco de atuação de uma empresa no mercado. Em outras palavras, o core business é o que uma empresa faz de melhor.
Por exemplo, o core business da Coca-Cola é a produção, venda e Marketing de bebidas. Já o da Nike são os materiais esportivos inovadores e inspiradores para todos os atletas do mundo. Enquanto isso, o da Samsung é a criação e venda de eletrônicos, que respondem por cerca de 70% do faturamento do grupo.
O core business, portanto, pode se referir a um tipo de produto, aos processos de divulgação e ao desenvolvimento de tecnologias. Mas também pode se referir aos métodos de atendimento, a determinados serviços ou outro recurso.
Seja como for, o negócio principal de uma empresa é comumente descrito no Plano de Negócios. Em geral, ele está muito alinhado com a Cultura Organizacional, isto é, com a Missão, a Visão e o Valores de uma empresa como a sua.
POR QUE IDENTIFICAR O CORE BUSINESS DO SEU E-COMMERCE?
Identificar o core business do seu e-commerce é de suma importância, pois é a partir dele que você poderá criar os planos estratégico, tático e operacional. Isto é, ele praticamente define como a sua empresa deverá agir em curto, médio e longo prazo.
Além disso, ele deixa claro para os seus colaboradores, fornecedores, acionistas e até para os consumidores como é o modo de agir da sua empresa. Assim, é possível lidar com cada um desses grupos de pessoas e com o mercado sempre com um foco em mente.
Caso, porém, não tenha um negócio principal definido, o seu e-commerce poderá sofrer com a falta de foco. Isso, por sua vez, lhe proporcionará muitas dificuldades na hora de tomar decisões e definir prioridades.
COMO IDENTIFICAR
Como dito, a definição do core business de uma empresa geralmente pode ser encontrada no Plano de Negócios da mesma. Contudo, caso não encontre ou não a tenha definido o seu, não se preocupe, pois você pode identificá-lo por meio de algumas reflexões que exponho a seguir.
Em primeiro lugar, observe qual é o público-alvo do seu e-commerce e o seu carro-chefe, isto é, o seu principal produto ou serviço. A partir disso você terá uma pista sobre o que você vende e para quem. Mas isso não basta.
Você precisa desvendar também quais os objetivos da sua empresa. Ou seja, para que a sua empresa e-commerce existe? Além disso, é necessário definir quais os diferenciais em relação aos concorrentes.
A partir dessas reflexões, elabore uma frase para definir o seu core business. A título de exemplo, o core business de um e-commerce de estofados poderia ser “proporcionar momentos de conforto e bem-estar para toda a família”. Enfim, dê o seu jeito!
Assim que puder clique em “Missão, Visão e Valores” e saiba como elaborar as bases da cultura organizacional do seu e-commerce!