Copywriting no e-commerce é basicamente todo texto voltado para fins publicitários em comércios online. Pode ser, por exemplo, um título, manchete, anúncio, promoção veiculada na sua loja virtual, multi loja, marketplace, etc. E pode ser também aquilo que você publica em uma página de categoria, as descrições de uma página de vendas ou aquela redação que você usa para criar um vídeo e por aí vai.
Tão certo quanto a Lei da Gravidade é o fato de que o copywriting é fundamental para gerar vendas no seu site e-commerce. A verdade nua e crua é que sem textos bem elaborados, os consumidores podem abandonar sua loja sem conhecer adequadamente suas propostas de valor. Mas se o texto for bom, então os “dólares” começam a entrar no seu caixa.
Além disso, isto é, além de ajudar sua loja online a gerar vendas, o copywriting tem outros objetivos. Continue lendo e conheça-os em seguida!
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PRINCIPAIS OBJETIVOS DO COPYWRITING NO E-COMMERCE
Os principais objetivos do copywriting no e-commerce são:
- Informar consumidores e clientes sobre as propostas de valor da sua loja online e produtos;
- Demonstrar as características, qualidades e principalmente as vantagens dos seus produtos;
- Auxiliar na indexação das suas páginas de vendas em motores de buscas como os do Google e Bing;
- Convencer os visitantes a assinarem suas newsletters e a cadastrarem-se na sua loja online;
- Convencer os visitantes a comprarem, ou seja, a se tornarem seus clientes;
- Convencer todos aqueles que já são seus clientes a se tornarem seus fregueses;
- Aumentar o conhecimento e a influência da sua marca e-commerce no mercado.
Sabendo disso, agora não tem mais como você deixar o copywriting de lado. Então, confira adiante como usar esse recurso do jeito certo!
COMO FAZER COPYWRITING NO E-COMMERCE DO JEITO CERTO
Para fazer um bom copywriting no e-commerce a atingir os objetivos mencionados no tópico anterior, atente para estes pontos-chave de desenvolvimento:
Conheça seu público:
É o primeiro passo. Use os recursos de ferramentas como a Hotjar e Google Analytics, por exemplo, para entender como os consumidores da sua loja online se comportam. Produza uma buyer persona que os represente. Seus textos devem focar nesta persona.
Use a linguagem do seu público:
Aprofunde-se no conhecimento da buyer persona que você atende. Descubra como é sua linguagem predominante. Use um pouco dessa linguagem nos seus textos. Assim você criará a empatia necessária para converter visitantes em assinantes e em clientes e fregueses.
Use a “voz da marca”:
Como dito, os textos do seu e-commerce devem ser alinhados à linguagem do seu público de consumidores. Todavia, eles também devem ser alinhados com a “voz da marca” ou “discurso corporativo” estabelecido na sua Cultura Organizacional e no seu manual de marca.
Empregue uma linguagem emocional positiva:
Inclua no seu discurso textual palavras que reportam alegria e boas expectativas. Faça o possível para melhorar o humor dos consumidores. Mas não exagere. Isto é, não transforme seu discurso em um show de stand up. Observe mestres como o Ciro Botinni e faça parecido.
Cuide da legibilidade:
Seus textos para e-commerce devem ter frases curtas e palavras curtas, isto é, com menos sílabas. Os parágrafos também devem ser curtos. Ademais, cada bloco de texto deve ter no máximo 300 palavras antes de receber novo subtítulo. E não se esqueça de usar o “Padrão F”.
Cuide da usabilidade:
Os usuários da sua loja virtual precisam saber com facilidade para que serve cada coisa. Um jeito de lhes ajudar com isso é educando-os por meio de frases do tipo “Call to action” (Apelo à ação) nos botões e links. Exemplos: “Compre agora!”, “Assine nossas notificações”, etc.
Aplique técnicas SEO:
Use nos títulos, sub títulos, imagens, conteúdo, etc., dos textos as palavras-chave utilizadas pelos consumidores para encontrar seus produtos. Para saber que palavras-chave são essas use ferramentas como Ubersuggest e Keyword Planner. Use esta e outras técnicas SEO.
Aplique técnicas de persuasão:
Ao produzir os textos publicitários do seu comércio eletrônico, certifique-se de integrar a eles bons argumentos persuasivos. Em outras palavras, use os chamados “gatilhos de vendas”. Empregue as técnicas de Cialdini e de Neuromarketing para criar argumentos vendedores.
Aplique as regras do Idioma:
Boa ortografia, gramática, pontuação, acentuação, sintaxe e semântica são essênciais para transmitir informações com qualidade aos seus consumidores. Contrate um revisor para corrigir o conteúdo da sua loja virtual, esteja este publicado em Português ou outro idioma.
Aplique estes pontos-chave nas suas páginas de produtos, páginas de categorias, página institucional, homepages, políticas e perguntas frequentes. Use também nas suas campanhas de anúncios pagos no Google, Facebook e outras plataformas. Os consumidores agradecem.
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