O relatório de conversões assistidas do Google Analytics é um documento que registra o quanto cada canal de comunicação ou ponto de contato contribuiu para a ocorrência de uma venda no seu e-commerce. Ou seja, ao invés de considerar só o último clique de um consumidor antes de uma venda, ele analisa todo o caminho até ela.
Em outras palavras, as conversões assistidas representam o número de vezes que um canal ou que todos os canais auxiliaram em uma venda. Com efeito, quando neste meio um canal gera muitas conversões, isso é sinal de que ele é importante para toda a jornada de compra do consumidor.
O relatório identifica mídias pagas, canais orgânicos, redes sociais, tráfego de referência, URLs e palavras-chave, entre outros elementos que auxiliam na conversão de vendas. E como você ficará sabendo em seguida, é muito fácil ter acesso a ele. Confira!
COMO USAR O RELATÓRIO DE CONVERSÕES ASSISTIDAS?
O primeiro passo para ter acesso ao relatório de conversões assistidas é incluir um código snippet em sua loja virtual ou aplicativo. Desse modo, o Google Analytics poderá coletar dados e transações como vendas de produtos, locais de faturamento e valores de compras, entre outras coisas.
Logo depois de fazer isso, você poderá acessar o relatório clicando no menu “Conversions”, “Multi-channel Funnels” e “Assisted Conversions”. O documento organiza os canais em três condições:
- First Interaction: mostra o canal que iniciou a jornada de conversão de um cliente;
- Last Interaction: informa o último canal exatamente antes da conversão;
- Assist Interaction: expõe os canais entre o primeiro e o último antes da conversão.
A partir disso, o relatório fornece três métricas:
1 – Assistign Interactions Analysis:
Informa as conversões assistidas e o valor monetário delas. E, além disso, mostra o último clique ou as conversões diretas, bem como o valor das conversões diretas.
2 – First Interaction Analysis:
Expõe as conversões de primeiro clique, o valor delas e a proporção do papel de cada canal nas conversões.
3 – Conversion:
Informa quais foram as conversões concluídas e o valor total delas para o período em vista.
Ao verificar os números desse documento, você poderá identificar qual a importância de cada canal na conversão de vendas. Dessa maneira será possível entender a Jornada do Consumidor no seu e-commerce e criar melhorias para otimizá-la.
VANTAGENS DE ACOMPANHAR ESSE RELATÓRIO
Primeiramente, o relatório de conversões assistidas do Google Analytics possibilita que você analise como um canal ou ponto de contato influencia as conversões da sua loja virtual.
E mais. Ele permite que você foque, por exemplo, em campanhas específicas e entenda como os consumidores atuam e interagem em diferentes canais até fazerem uma compra.
Desse modo, você poderá verificar em detalhes quais foram os caminhos da conversão. Com isso, pode-se descobrir o que realmente está impulsionando as vendas na sua loja virtual.
Assim que puder clique em “Pedidos da loja virtual e o Google Analytics” e saiba por que ocorrem divergências de dados.