Conversational commerce ou comércio conversacional é uma modalidade de comércio online na qual os consumidores podem interagir em tempo real com empresas como a sua por meio de aplicativos de mensagens, apps para chat com humanos, chatbots e assistentes de voz. O objetivo, desse modo, é gerar conexões mais intensas com os consumidores e concluir mais vendas.
Em outras palavras, por meio do conversational commerce os consumidores podem realizar várias ações sem a necessidade de interagir com a interface de uma loja virtual. Por exemplo, é possível pedir informações sobre pedidos, fazer pagamentos, ver um catálogo de produtos e saber sobre prazos de entrega, além de tirar dúvidas em geral, sem ter que sair do ambiente do chat.
Enquanto isso, empresas como a sua podem usar o ambiente dos chats para segmentar e se comunicar com grupos de consumidores. Assim é possível enviar notificações push, links e conteúdo para vários consumidores com interesses em comum de modo simultâneo. Além disso, dá para expor produtos, enviar e receber pagamentos, converter vendas e fornecer suporte.
POR QUE USAR O CONVERSATIONAL COMMERCE?
De acordo com dados do blog da Magellan Solutions, 91% dos clientes em todo o mundo desejam ter assistência em tempo real. Até 21% desses clientes preferem esse tipo de atendimento, pois assim eles podem fazer várias tarefas enquanto recebem ajuda do atendente ou vendedor.
E mais, segundo pesquisa do Facebook citada pelo blog da VTEX, 66% dos consumidores estão mais confiantes em fazer uma compra quando uma empresa é ativa em apps de mensagens.
E conforme informações da Zendesk, 89% dos consumidores relatam que uma resposta rápida a uma consulta inicial é importante para decidir de qual empresa comprar. Neste aspecto, os chats e os apps mensageiros proporcionam muito mais agilidade no atendimento do que o e-mail e outros métodos de comunicação.
Portanto, se você já tem um e-commerce é muito importante começar a integrar a ele o atendimento conversacional. Mas como fazer isso? Esse é o assunto do próximo tópico. Continue lendo e descubra!
COMO USAR O COMÉRCIO CONVERSACIONAL NA SUA LOJA
Existem várias formas de integrar o conversational commerce à sua loja virtual. A primeira delas é por meio de apps de chat como o Omnichat, Jivochat e Zendesk, por exemplo. Assim, os consumidores poderão conversar com um dos seus vendedores enquanto visitam as suas páginas de vendas.
Também é possível usar aplicativos mensageiros como o WhatsApp e o Facebook Messenger, entre outros, com o mesmo efeito. Além disso, pode-se implementar o videochat, que proporciona um atendimento muito mais completo, já que além de ouvir, os clientes poderão ver os vendedores e ver demonstrações de produtos.
Ao longo das páginas do seu e-commerce você poderá incluir links para que os consumidores possam acessar os chats. O mais comum, no entanto, é inserir uma caixa flutuante para o chat que possa ficar visível em todas as páginas da sua loja online. Assim, toda vez que quiserem falar algo com um vendedor, os consumidores só precisarão acessar a caixa.
Para receber pagamentos pelas suas vendas via chat use carteiras digitais e apps de pagamento como o Samsung Pay, Apple Pay e PayPal, por exemplo. Você também pode trabalhar com boletos, depósitos em conta e com o PIX.
Enfim, comece a testar o conversational commerce. Mantenha um relacionamento mais estreito com os consumidores. Ofereça assim melhor experiência de atendimento e faça muito mais vendas!
Assim que puder clique em “E-commerce chat” e saiba como conquistar quem gosta de atendimento humanizado!