O conteúdo é rei. Muita gente já ouviu alguém citar esta máxima, mas nunca se deu conta de sua real importância. Para os sites de notícias, obviamente, ela deveria ser um mantra a ser pronunciado pelos funcionários todos os dias. Mas e para o e-commerce? Será que ela vale?
Bem, antes de continuar é importante dizer que quem cunhou esse termo foi nada menos que Bill Gates há mais de 20 anos, quando a web ainda era um bebê. Em 1996, ele publicou um post intitulado “Content is King” no site da Microsoft, no qual fazia previsões a respeito.
Ele dizia, por exemplo, que o conteúdo seria o que de fato iria movimentar dinheiro na internet, tal como ocorrera com a TV. Gates também previa que todas as empresas poderiam participar desse novo mercado, ou seja, não haveria empresa pequena demais para isso.
Estamos em 2021, e a cada dia, mês e ano que se passa, mais as palavras de Gates se tornam verdadeiras. No e-commerce, inclusive, o conteúdo tem sido rei há tempos. Sem ele, as lojas virtuais não obteriam audiência e simplesmente não venderiam.
O CONTEÚDO É REI NO E-COMMERCE
Em seu já mencionado artigo, Gates cita vários tipos de conteúdo que podem ajudar as empresas a fazerem sucesso na web. Ele menciona, por exemplo, os softwares, as notícias, os jogos e os classificados, entre outras coisas. Mas e o e-commerce, onde entra?
Bem, em 1996, o e-commerce na internet ainda estava engatinhando. Todavia, já naquela época o conteúdo era importante, pois não havia como vender uma pizza sequer via web sem que para isso não fossem necessárias fotografias e descrições de produtos.
É o conteúdo que atrai visitantes. E aqui vale dizer que atualmente, no Brasil, só 1 a cada 100 visitantes de uma página de vendas faz uma compra. Então, para vender alto e faturar bem é preciso que o conteúdo seja bom o suficiente para atrair e reter milhares de pessoas.
Fotografias, descrições, tudo isso é conteúdo. Além disso, os áudios, os vídeos, os infográficos que se publicam nas páginas de vendas de produtos também são. E o que dizer dos posts para blogs de e-commerce, das mensagens de E-mail Marketing, dos anúncios em sites buscadores e em redes sociais? Bem, é tudo conteúdo também.
Sendo assim, você dono(a) de e-commerce precisa criar uma estratégia de conteúdo para o seu negócio o mais rápido possível. Faça um planejamento, contrate pessoas para lhe ajudar, invista nisso! Tenha conteúdo e seja o rei (ou a rainha) do e-commerce no seu setor de atividades!
- Assim que puder clique em “Lojas virtuais carecem de conteúdo” e leia o resultado de uma pesquisa sobre o tema.