No e-commerce, conteúdo de Topo de Funil é todo conteúdo de Inbound Marketing que se destina a atrair visitantes para dentro da sua loja virtual, blog ou outro canal de comunicação ou vendas do seu comércio eletrônico.
O Topo de Funil, para quem não sabe, é o primeiro estágio do Funil de Vendas, uma metodologia que visa fazer com que os visitantes da sua loja percorram a Jornada de Compras até se tornarem clientes assíduos da sua empresa.
A ideia central do Topo de Funil é atrair o maior número de pessoas possível e, além disso, conscientizá-las de que elas têm um problema que precisa de uma solução. E a solução para esse problema está, é claro, em um produto que você vende na sua loja online.
Neste artigo, você aprenderá como produzir Conteúdo de Topo de Funil para o seu e-commerce. Assim, você poderá atrair mais visitantes e aumentar as suas vendas na sua loja virtual. Acompanhe!
COMO PRODUZIR CONTEÚDO DE TOPO DE FUNIL?
O primeiro passo para produzir Conteúdo de Topo de Funil é entender como o seu público-alvo realiza buscas na internet quando está com problemas. Por exemplo, digamos que você tenha uma loja virtual de cosméticos. Os consumidores de cosméticos podem ter problemas específicos como cabelos ressecados. Então, eles podem fazer buscas como:
- Como ter cabelos mais bonitos?
- Como ter cabelos mais saudáveis?
Utilizando a ferramenta Keyword Planner da plataforma Google Ads é possível descobrir quantas vezes perguntas como estas são feitas no Google mensalmente, o que lhe dará uma média de quantas pessoas estão precisando dos seus produtos. Você deve inserir essas perguntas em títulos de artigos no seu blog de e-commerce, no seu canal de vídeos, em e-books, live commerces, posts de redes sociais e outros canais de comunicação.
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Com efeito, os consumidores que estão fazendo essas perguntas encontrarão, mais cedo ou mais tarde, o seu conteúdo de Topo de Funil. Será, portanto, o primeiro contato deles com a sua marca, com o seu e-commerce. Ao lerem seu conteúdo, eles poderão clicar em links que os conduzem diretamente para a sua loja virtual e também para as suas páginas de vendas dentro dela. Mas o que acontece depois disso? É o que veremos em seguida. Continue lendo!
ESTRATÉGIAS PARA CAPTURAR E-MAILS E GERAR LEADS
Uma vez que os consumidores encontrem o seu conteúdo de Topo de Funil na internet, eles poderão chegar até a sua loja virtual e fazer compras imediatamente. Ocorre, porém, que nem todo mundo faz isso. Tem muita gente que, por enquanto, está apenas pesquisando. Por isso, você precisa de estratégias para capturar o e-mail delas para, assim, poder lhes enviar seu conteúdo publicitário via E-mail Marketing nos dias e semanas seguintes.
No exato momento em que você captura o e-mail, você converte um visitante desconhecido em lead, isto é, em um contato. Agora, usando uma plataforma de Automação de Marketing como a RD Station, por exemplo, é possível enviar uma série de mensagens para esse contato tendo em vista educá-lo até que ele se sinta apto para fazer a primeira compra no seu e-commerce. Denominamos esse processo como nutrição de leads.
Para capturar e-mails e converter mais leads na sua loja virtual, blog ou outro canal, existem várias estratégias. É possível inserir, por exemplo, formulários e pop-ups de captura de e-mails nas suas páginas, ou criar landing pages para entrega de e-books gratuitos em troca de um e-mail. Se você conseguir fazer isso, o seu conteúdo de Topo de Funil terá cumprido o objetivo da primeira etapa do seu Funil de Vendas.
COMO IMPLEMENTAR UM FUNIL DE VENDAS?
Para implementar um Funil de Vendas completo, com conteúdo de Topo de Funil, Meio de Funil e Fundo de Funil, recorra ao suporte da Agência e-Plus! A Agência e-Plus conta com uma equipe experiente em projetos de Inbound Marketing e Automação de Marketing para e-commerces e, além disso, possui certificação em RD Station. Ela também fornece treinamento, consultoria e assessoria para você, comerciante, e para os seus colaboradores.
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