Consumidores são mais propensos a comprar de empresas que promovem ações de Responsabilidade Social

2 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Atividades do tipo podem melhorar a reputação do seu e-commerce

A Responsabilidade Social é o cimento que poder unir as pessoas dentro e fora do seu e-commerce
A Responsabilidade Social é o cimento que poder unir as pessoas dentro e fora do seu e-commerce

Responsabilidade Social (RS) é a nomenclatura utilizada no mundo corporativo para qualificar as empresas que realizam ações voltadas para a promoção do bem-estar de pessoas que fazem parte de seu público interno e também externo, tendo em vista a construção de uma sociedade mais fraterna e justa agora e no futuro.

Geralmente, uma empresa que atua com RS promove atividades que são economicamente, ambientalmente e socialmente sustentáveis. Estas atividades podem envolver, portanto, o uso de energia limpa, a conservação dos recursos naturais e o cuidado com a qualidade de vida das pessoas, entre outras coisas.

De acordo com pesquisa do Instituto Ethos mencionada no livro “Administração, Secretariado e Comércio” de autoria do Programa Telecurso TEC, os consumidores são mais propensos a comprar de uma empresa que apresenta uma postura ética e de RS. E mais, de acordo com o referido livro, a pesquisa demonstrou que as organizações que contratam deficientes físicos são mais bem-vistas na sociedade.

Por isso, se você puder criar programas de RS em sua loja virtual, saiba que estes serão muito bem acolhidos pelos seus públicos interno e externo, o que poderá se voltar (em longo prazo) em benefícios para você (dono do e-commerce) também, como uma melhor reputação no meio.

No Brasil, algumas práticas de RS são previstas em leis. A Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, por exemplo, nos informa que “a empresa com 100 ou mais empregados está obrigada a preencher de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários ou pessoas portadoras de deficiência”, e dá as proporções:

Até 200 empregados: 2%

De 201 a 500 empregados: 3%

De 501 a 1.000 empregados: 4%

De 1.001 empregados em diante: 5%

Obviamente, você não precisa esperar que a sua empresa tenha um quadro com mais de 100 empregados para realizar ações de RS. Na verdade, você pode fazer isso até mesmo se a sua empresa tiver um único funcionário. Pense nisso!