Consultoria e-commerce é um serviço prestado por agências de Marketing Digital como a Agência E-Plus (11) 2373-5471, por exemplo, que visa – por meio da análise do ambiente de negócios – prever situações de risco ou preparar o caminho para estruturar ou reestruturar uma loja virtual.
Para realizar esta análise, os profissionais da agência de Marketing Digital podem usar ferramentas como:
• S.W.O.T.
• BMC Canvas
• Plano de Marketing
• Plano de Negócios
• Buyer Persona
• Simulador de cenários
Todas as estatísticas, todo o saber e toda a inteligência obtida a partir da consultoria e-commerce são, posteriormente, empregados no desenvolvimento, definição e/ou na escolha de:
• Plataforma e-commerce: existem dezenas de opções, cada qual com vantagens e carências específicas, que podem se encaixar bem ou mal (conforme o projeto);
• Design da loja virtual : o desenho do site, a estrutura do layout, os botões e imagens, entre outros itens, levam em conta as preferências do seu cliente, delineadas por meio da análise S.W.O.T. ou Buyer Persona, entre outros meios;
• Mix de produtos: aplicação ou não da Teoria Long Tail para e-commerce;
• Campanha de links patrocinados para e-commerce: reconhecer e aplicar as palavras-chave com melhor custo/benefício a fim de trazer mais clientes para a loja virtual por um custo menor;
• Conteúdo SEO: pautas que atinjam em cheio aos anseios do público-alvo;
• Estratégia de E-mail Marketing para e-commerce: funil de vendas capaz de transformar clientes em fregueses.
Como escrevi anteriormente, a consultoria e-commerce é importante porque é um tipo de planejamento que tem como finalidade não apenas estruturar ou reestruturar uma loja virtual, mas também prever e evitar retrocessos antes que eles aconteçam. De acordo com o Sebrae, o planejamento é fundamental para evitar problemas como as dispendiosas falências.