Consultoria e-commerce: o que é e como contratar?

2 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

A importância da análise para estruturar, reestruturar e/ou prever e solucionar problemas nas lojas virtuais antes que eles aconteçam

consultoria-ecommerce

Consultoria e-commerce é um serviço prestado por agências de Marketing Digital como a Agência E-Plus (11) 2373-5471, por exemplo, que visa – por meio da análise do ambiente de negócios – prever situações de risco ou preparar o caminho para estruturar ou reestruturar uma loja virtual.

Para realizar esta análise, os profissionais da agência de Marketing Digital podem usar ferramentas como:

S.W.O.T.
BMC Canvas
Plano de Marketing
• Plano de Negócios
Buyer Persona
Simulador de cenários

Todas as estatísticas, todo o saber e toda a inteligência obtida a partir da consultoria e-commerce são, posteriormente, empregados no desenvolvimento, definição e/ou na escolha de:

Plataforma e-commerce: existem dezenas de opções, cada qual com vantagens e carências específicas, que podem se encaixar bem ou mal (conforme o projeto);

Design da loja virtual : o desenho do site, a estrutura do layout, os botões e imagens, entre outros itens, levam em conta as preferências do seu cliente, delineadas por meio da análise S.W.O.T. ou Buyer Persona, entre outros meios;

• Mix de produtos: aplicação ou não da Teoria Long Tail para e-commerce;

• Campanha de links patrocinados para e-commerce: reconhecer e aplicar as palavras-chave com melhor custo/benefício a fim de trazer mais clientes para a loja virtual por um custo menor;

• Conteúdo SEO: pautas que atinjam em cheio aos anseios do público-alvo;

• Estratégia de E-mail Marketing para e-commerce: funil de vendas capaz de transformar clientes em fregueses.

Como escrevi anteriormente, a consultoria e-commerce é importante porque é um tipo de planejamento que tem como finalidade não apenas estruturar ou reestruturar uma loja virtual, mas também prever e evitar retrocessos antes que eles aconteçam. De acordo com o Sebrae, o planejamento é fundamental para evitar problemas como as dispendiosas falências.