Conscientização: a primeira etapa da Jornada do Cliente

3 minutos de leitura
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Descubra como criar conteúdo para esta fase e atraia mais visitantes para o seu e-commerce!

Conscientização é quando o consumidor começa a buscar soluções para um possível problema. É quando você, comerciante, deve atraí-lo para o seu e-commerce usando conteúdo. Foto meramente ilustrativa: @luis-molinero (Editada com a IA da versão 25.12 do Adobe Photoshop Beta)
Conscientização é quando o consumidor começa a buscar soluções para um possível problema. É quando você, comerciante, deve atraí-lo para o seu e-commerce usando conteúdo. Foto meramente ilustrativa: @luis-molinero (Editada com a IA da versão 25.12 do Adobe Photoshop Beta)

No e-commerce, o termo Conscientização refere-se à primeira etapa da Jornada do Cliente, momento em que o consumidor descobre que está com um problema e, portanto, começa a se informar e a descobrir possíveis soluções.

Série de posts / outubro de 2024

Série semanal: Outubro do Vendedor

Olá, leitor do blog da Agência e-Plus, tudo bem? Este post que você está lendo agora faz parte de uma série semanal em comemoração ao Dia do Vendedor (1) e Dia do Profissional da Propaganda (17) em outubro de 2024. São 4 posts ao todo, um por semana. Confira:

  1. Conscientização: a primeira etapa da Jornada do Cliente
  2. Consideração: a segunda etapa da Jornada do Cliente
  3. Intenção: a terceira etapa da Jornada do Cliente
  4. Decisão: a quarta etapa da Jornada do Cliente

A Conscientização, assim como as demais fases da Jornada do Cliente, tem uma conexão direta com o Inbound Marketing. O Inbound, para quem não sabe, é uma estratégia de Marketing que se baseia na publicação de conteúdo voltado para a Jornada do Cliente. Observe no próximo tópico como essas duas ferramentas se combinam!

CONSCIENTIZAÇÃO E SUA CORRESPONDENTE DO INBOUND MARKETING: A ATRAÇÃO

Assim como a Jornada do Cliente, o Inbound Marketing possui 4 fases, são elas:

  1. Atração;
  2. Conversão;
  3. Relacionamento;
  4. Encantamento.

A diferença é que a Jornada do Cliente refere-se às ações do cliente, enquanto o Inbound Marketing diz respeito às ações que você, comerciante, deve realizar. Então, pense aqui com a gente:  se o seu cliente está buscando entender o que é o problema pelo qual ele está passando, isto é, se ele está tentando se conscientizar, o que você deve fazer? Resposta: criar conteúdo educativo e com soluções visando ajudar e, ao mesmo tempo, atrair esse cliente para o seu e-commerce. Pois saiba como fazer isso em seguida!

Inbound Marketing no e-commerce

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TÁTICA DE INBOUND: CONTEÚDO DE ATRAÇÃO PARA A FASE DE CONSCIENTIZAÇÃO

Digamos, por exemplo, que um consumidor, o Verdevaldo, esteja passando por um momento de insegurança. Três vizinhos dele tiveram suas casas assaltadas mês passado. Então, para tentar solucionar isso, o Verdevaldo entra no Google e digita a seguinte frase no buscador: “Como aumentar a segurança da residência?”.

Você sabia que nós temos um grupo no Whatsapp no qual distribuímos conteúdo gratuito periodicamente para ajudar você a alavancar seu e-commerce? Abra este artigo no navegador do seu smartphone, clique aqui em Grupo da Agência e-Plus e, logo depois, já no Whatsapp, pressione o botão “Seguir” para ter acesso! Seja bem-vindo(a)!

Uma semana antes, você, um comerciante de câmeras de vigilância que não conhece o Verdevaldo, abriu a ferramenta Keyword Planner e, desse modo, descobriu que há 100 buscas por mês para a frase “Como aumentar a segurança da residência?”. Assim, ficou claro que há um público querendo se conscientizar sobre isso.

A tática

Sendo você um adepto do Inbound Marketing, rapidamente tem a ideia de criar conteúdo sobre este tema para a fase de Atração. Você, então, cria um post para o seu blog e um vídeo para o seu canal no Youtube com o título “Como aumentar a segurança da residência?”, exatamente igual à frase que viu na Keyword Planner.

Vídeo: saiba mais sobre Inbound Marketing (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

Agora, voltemos ao Verdevaldo. Logo depois de fazer a busca, várias alternativas surgiram na SERP do Google. Uma delas é justamente o post que você, comerciante, escreveu e publicou no seu blog. O Verdevaldo, então, clica, abre e lê seu artigo. Outros internautas fazem o mesmo. Bingo! A Atração aconteceu e a Conscientização também. No próximo artigo desta série, você descobrirá o que mais o Verdevaldo fez depois de ler seu post. Fique de olho nos próximos capítulos!

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