No e-commerce, chamamos de comunidade online o público de consumidores que simpatizam com a sua marca e, desse modo, ajuda a divulgá-la e a defendê-la gratuitamente na internet. Um comércio eletrônico que conta com uma comunidade desse tipo certamente tem uma vantagem competitiva. Pois, então, vejamos como construir uma. Continue lendo!
COMO CONSTRUIR UMA COMUNIDADE ONLINE PARA O SEU E-COMMERCE?
Existem várias formas de construir uma comunidade online. A seguir, apresento 7 maneiras de você começar a fazer isso agora mesmo. Acompanhe!
1 – Identidade de marca:
O primeiro passo para ter uma comunidade online é ter uma marca forte. Para isso, recomendo investir em um Manual de Marca e nas dicas que citamos no post “Marca e-commerce”. Quanto mais desenvolvida for a identidade da marca, maior a facilidade de conexão com as pessoas;
2 – Influencers:
A contratação de influenciadores pode colocar a marca do seu e-commerce na boca do povo. Devido à credibilidade que eles têm frente aos espectadores, os influencers podem gerar maior aceitabilidade da sua marca no meio online;
3 – Personalização:
Outra ação que você deve realizar no seu comércio eletrônico é a personalização da comunicação. Neste ponto, use plataformas de dados para conhecer o comportamento dos consumidores, e sistemas de Automação de Marketing para enviar a mensagem adequada para cada consumidor no momento certo;
4 – Conteúdo:
Recomendo implantar o Inbound Marketing. Assim, você poderá distribuir conteúdo por meio de um blog, E-mail Marketing, notificações push, SMS e outros recursos, o que gerará influência sobre os consumidores. Essa influência, sem dúvida, ajudará a aumentar sua comunidade online;
Inbound Marketing no E-commerce
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5 – Redes sociais:
Na esteira do Inbound Marketing, é interessante produzir conteúdo para as redes sociais e plataformas de vídeo como o Youtube. Mas aqui, mais do que distribuir conteúdo, é importante comentar o conteúdo que os consumidores postam para, desse modo, gerar neles uma sensação de pertencimento;
6 – Eventos presenciais:
Comparecer em congressos, feiras, palestras e outros eventos é fundamental. Todavia, isso não é o bastante. Sempre que possível, arranje um jeito de subir no palco e dar a sua própria palestra. Boa parte das pessoas que estiverem vão simpatizar com o que você disser e se tornar suas seguidoras;
7 – Marketing Boca a Boca:
Incentive o Marketing Boca a Boca. Isto é, premie as pessoas que falarem bem do seu e-commerce para os familiares e amigos. Crie, por exemplo, um programa de indicação. Essa é uma boa forma de aumentar a sua comunidade online com qualidade.
Use, enfim, estas e outras maneiras de aumentar a comunidade online em torno do seu e-commerce. Crie verdadeiros embaixadores e embaixadoras da sua marca, consumidores estes que vão defender e procurar a sua marca de livre e espontânea vontade. Facilite a vida dos consumidores e eles sem dúvida facilitarão a sua.
SUPORTE: OBTENHA AJUDA PARA CRIAR UMA COMUNIDADE ONLINE
Para criar uma comunidade online, recorra ao suporte da Agência e-Plus. A Agência e-Plus possui certificação em algumas das principais ferramentas de Marketing da atualidade, tais como as plataformas de Automação de Marketing RD Station e e-Goi, o CMS e DXP deco.cx, a plataforma de influencers Squid by Wake, e as plataformas de tráfego pago Meta Ads e Google Ads. Sendo assim, ela está habilitada para criar, integrar, evoluir e gerenciar projetos de divulgação com essas tecnologias.
A Agência e-Plus possui mais de 10 anos de tradição e, neste meio tempo, realizou mais de 400 projetos de e-commerce e Marketing Digital no Brasil, Portugal, Espanha, Colômbia, Equador, Costa Rica e Argentina, entre outros países. Você também pode contratar a partir de qualquer lugar do mundo. Para fazer isso, clique no botão a seguir e inicie uma conversa via aplicativo mensageiro agora mesmo: