Os fatores que influenciam as vendas online são nada mais do que as condições que você varejista oferece no seu e-commerce, as quais fazem com que um consumidor opte por comprar na sua loja virtual e não na loja virtual dos seus concorrentes. Entre os principais fatores de compras online em 2023 posso citar, por exemplo, o frete grátis, o cupom de desconto e as formas de pagamento.
A fim de mapear estes e outros fatores do comércio eletrônico, o estudo “E-commerce Trends 2023” realizado pela Octadesk e Opinion Box entrevistou mais de 2 mil consumidores online. O resultado dessa pesquisa apontou alguns dos hábitos de compras que mais impulsionam o e-commerce no Brasil. Saiba mais em seguida!
10 FATORES QUE MAIS INFLUENCIAM AS COMPRAS ONLINE EM 2023
De acordo com o já mencionado estudo “E-commerce Trends 2023”:
- 79% dos consumidores escolhem uma loja virtual para fazer compras porque ela oferece frete grátis;
- 70% selecionam uma loja por conta de uma promoção;
- 55% dão preferência para uma loja online por causa do prazo de entrega;
- 53% buscam lojas que oferecem cupom de desconto;
- 47% usam o quesito “facilidade de compra” para escolher onde comprar;
- 45% querem comprar onde há cashback ou onde já compraram antes;
- 42% escolhem uma loja virtual para fazer compras conforme a disponibilidade de formas de pagamento;
- 40% compram onde há descrição detalhada de produto;
- 39% dos consumidores preferem comprar em uma loja online que expõe a opinião de outros compradores;
- 37% compram onde o produto que precisam está disponível.
Além disso, os consumidores escolhem uma loja e não outra por conta de fatores como “produto vendido e entregue pela mesma loja” (35%), “nota em sites de reputação” (32%), “agilidade no atendimento” (29%), “marca” (27%) e “opinião de especialistas e influenciadores” (17%).
COMO OTIMIZAR O SEU E-COMMERCE COM FOCO NA PERFORMANCE DE COMPRAS ONLINE?
Agora que você já sabe quais são os principais fatores que influenciam as compras online em 2023, convém otimizar o seu site de e-commerce para assim aumentar as suas vendas. Neste sentido, o primeiro passo é contratar uma consultoria de e-commerce para avaliar o estado atual da sua loja virtual.
Utilizando softwares de dados e performance, uma consultoria pode medir as principais métricas da sua loja virtual atual e compará-las com a de outras lojas e com os dados de estudos como o “E-commerce Trends 2023”. Desse modo, é possível descobrir quais os pontos fortes e fracos, e entender o que pode ser feito para aumentar as compras online no seu e-commerce.
A partir desse estudo preliminar, a consultoria de e-commerce pode sugerir a modificação ou adição de um ou outro elemento da sua loja virtual. Mas em casos mais críticos, o serviço de consultoria pode sugerir até mesmo a migração para uma plataforma de e-commerce mais moderna e headless.
Além disso, caso você ainda não tenha uma loja virtual, uma consultoria especializada em e-commerce pode lhe ajudar a criar um projeto de comércio eletrônico focado na alta performance de compras online. Neste aspecto, ela pode realizar um estudo dos concorrentes e do público-alvo, definir o estilo de comunicação, criar as políticas de compras, envio e trocas, entre outras coisas.
ONDE OBTER CONSULTORIA EM E-COMMERCE?
A Agência e-Plus fornece consultoria em e-commerce no Brasil, Portugal, Espanha, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Equador e outros países. Estamos há mais de 10 anos no mercado e, na bagagem, contamos com mais de 300 projetos de e-commerce de sucesso como o da Pierre Cardin, Speedo, Pirelli e Sonda, por exemplo. Para obter a nossa consultoria, clique no botão a seguir e inicie uma conversa com a nossa equipe via app mensageiro agora mesmo: