Cerca de 67% dos consumidores brasileiros usam o smartphone para fazer compras online, de acordo com estudo realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).
Essa pesquisa levou em consideração dois levantamentos feitos nos últimos 12 meses:
- Levantamento 1:
Identificou-se dentre 904 pessoas aquelas que compraram pela internet no período.
- Levantamento 2:
Submeteu-se 800 pessoas que compraram online no período às perguntas do questionário.
Acompanhe alguns dos resultados deste estudo em seguida.
Acesse e leia também o post “Mais da metade das compras online ocorrem após buscas no Google”. É por isso, então, que o SEO e os links patrocinados são fundamentais para lojas virtuais como a sua.
COMPRAS ONLINE NOS ÚLTIMOS 12 MESES
Segundo o estudo do SPC e CNDL, cada consumidor fez em média sete compras online nos últimos 12 meses.
O gasto médio foi de R$ 307,76.
Ademais:
- 86% dos consumidores online realizaram ao menos uma aquisição em lojas virtuais nos últimos 12 meses
- 67% dos consumidores entrevistadas usaram smartphones para fazer compras
- 39% usaram notebooks
- 39% usaram desktops
Como se pode observar, o mobile commerce é o método de compra online preferido dos consumidores no momento.
Acesse e leia também o post “Compras de supermercado pela internet”. Saiba, dessa maneira, quantos brasileiros já realizam esse procedimento.
FORMAS DE PAGAMENTO
Na hora de pagar, o cartão de crédito tem sido o mais utilizado. Observe:
- 67% usaram principalmente o cartão de crédito
- 48% o boleto bancário
- 15% o cartão de crédito virtual
Desse modo, se você tem uma loja virtual, certifique-se de oferecer estes meios de pagamento mais usados pelos consumidores e aumente as suas chances de fechar vendas.
FATORES QUE FAZEM OS CONSUMIDORES OPTAREM PELAS LOJAS VIRTUAIS
O que faz com que os consumidores escolham as lojas virtuais para fazer compras?
De fato, ainda conforme a pesquisa do SPC e CNDL:
- 48% escolhem comprar em um site e-commerce por causa do frete grátis
- 46% pelo preço mais baixo
- 41% pelas promoções
- 33% pelo menor tempo de entrega
- 31% pela possibilidade de retirar na loja física
Além disso, 62% dos consumidores entrevistados disseram que o frete grátis os fariam comprar mais.
Acesse e leia também o artigo “Comprar online e retirar na loja”. Saiba, então, quantos brasileiros preferem essa modalidade de entrega de produtos.
PRODUTOS MAIS ADQUIRIDOS
Quanto aos mais adquiridos, os produtos da categoria vestuário têm obtido uma leve vantagem:
Neste ponto, o estudo revelou que:
- 43% compram vestuário, calçados e acessórios
- 36% eletrodomésticos
- 34% smartphones e celulares
- 30% comida via delivery
- 29% artigos para casa
Enfim, quem está pensando em como abrir uma empresa e-commerce deve levar em consideração essas categorias que mais fazem sucesso na rede.
Acesse e leia também o post “Loja virtual de sapatos”. Dessa forma, descubra como montar a sua!
LOJAS PREFERIDAS NAS COMPRAS ONLINE
O estudo aponta também aquelas que são as lojas preferidas dos consumidores na hora de fazer compras online.
De acordo com a pesquisa:
- 90% compram nas cadeias de varejo nacionais
- 50% nos sites de compra e venda de novos e usados
- 33% nas redes sociais como Facebook, WhatsApp, Instagram, etc.
- 30% nos varejistas internacionais
- 23% nos portais de ofertas e descontos
A pesquisa não mencionou os marketplaces.
IMPORTÂNCIA DE OFERECER UMA EXPERIÊNCIA OMNICHANNEL
Cmo visto nesta pesquisa, os consumidores compram de formas variadas na internet.
Há aqueles que preferem os desktops.
Outros gostam mais de fazer compras via notebooks.
E, por fim, há aqueles que compram via smartphones.
Além disso, tem consumidor que quer comprar online e retirar na loja física.
Tem também aqueles que compram via WhatsApp ou Facebook.
Outros mais gostam de comprar na loja física e receber em casa como no e-commerce.
Então, é importante ter um negócio omnichannel, que abarque todos esses canais e modos de compras com eficiência.
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