Compras em marketplace: 90% dos consumidores têm o hábito de adquirir produtos em shoppings online

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Compras em marketplace estão em alta e, por isso, você deve se apressar e abrir um canal de vendas nos melhores marketplaces da atualidade. Foto meramente ilustrativa: @tonodiaz
Compras em marketplace estão em alta e, por isso, você deve se apressar e abrir um canal de vendas nos melhores marketplaces da atualidade. Foto meramente ilustrativa: @tonodiaz

A atividade de compras no marketplace nunca esteve tão em alta. Uma grande parcela da população com acesso à internet já faz compras com frequência neste canal de vendas online. Pelo menos é isso o que demonstra uma pesquisa da Opinion Box com 2.083 consumidores realizada em setembro de 2023. Acompanhe alguns resultados desse estudo logo em seguida!

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COMPRAS NO MARKETPLACE

Um marketplace, para quem não sabe, é um site de comércio eletrônico que possibilita que várias empresas façam vendas dentro dele. Funciona como um shopping online. Uma tecnologia chamada de split de pagamento distribui o valor pago pelos clientes entre o dono do marketplace, o vendedor, a empresa de entregas e as instituições financeiras envolvidas na transação.

De acordo com o relatório da Opinion Box, entre setembro de 2022 e setembro de 2023, os consumidores marcaram forte presença nos marketplaces. Para você ter uma ideia, entre os mais de 2 mil consumidores que responderam à pesquisa:

  • 90% fizeram compras em marketplaces;
  • 50% dos que compraram em marketplaces, o fizeram com frequência;
  • 70% (mais de) das compras online computadas no estudo foram feitas em marketplaces.

Além disso, vale mencionar, ainda segundo dados do estudo da Opinion Box, que:

  • 77% dos consumidores optaram por comprar produtos em lojas virtuais e em outros sites de e-commerce;
  • 67% compraram em lojas físicas;
  • 45% disseram que compraram mais nos aplicativos de e-commerce;
  • 46% relataram que preferem comprar via internet do que em lojas físicas;
  • 77% gostam quando a loja virtual tem integração com a loja física.

Como se pode observar, além da preferência pelos marketplaces online, os consumidores também estão mais abertos para as experiências omnichannel, que integram vários canais de vendas da mesma empresa. Enfim, a pesquisa também demonstrou que as compras via internet caíram de vez no gosto dos compradores. Continue lendo para saber mais!

Vídeo: entenda o que é omnichannel (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

POR QUE OS CONSUMIDORES PREFEREM COMPRAR VIA INTERNET?

Os consumidores que responderam à pesquisa da Opinion Box revelaram, ainda, os motivos pelos quais preferem comprar via internet. Conforme os resultados do estudo:

  • 63% compram via internet porque acham que os preços online são mais baixos;
  • 53% por conta da conveniência de comprar e receber os produtos em casa;
  • 51% porque acreditam que na internet há mais promoções disponíveis.

Já como causas do abandono de carrinho no e-commerce, 71% dos compradores disseram que praticam tal ação porque se deparam com um valor de frete muito alto no checkout. Enquanto isso, 66% desistem de comprar porque, no final das contas, o preço ficou além do esperado.

Seja como for, a preferência pelas compras via internet é muito grande e as compras em marketplace estão ainda mais em alta. Por isso você, comerciante, deve investir o mais rápido que puder nesse tipo de canal de vendas. Saiba como fazer isso no próximo tópico!

DOIS MODELOS DE NEGÓCIOS PARA VOCÊ ATUAR NO MARKETPLACE

Existem basicamente dois modelos de negócios para você atuar no marketplace, são eles:

  • Marketplace in: você cria um site de marketplace usando, por exemplo, a plataforma VTEX, que disponibiliza essa função nativamente. Neste caso, contudo, será necessário cadastrar sellers, isto é, empresas de outras pessoas que queiram vender no seu marketplace. Você ganha comissão a cada venda feita por terceiros no seu site.
  • Marketplace out: esse modelo de negócio é o mais utilizado hoje em dia. Aqui você, comerciante, cria uma loja dentro do marketplace de outra empresa. Desse modo, você se tornará um seller em outro marketplace, pagando comissão a cada venda para o proprietário do site. A vantagem é que, muitas vezes, é possível usufruir da estrutura de gestão, Marketing e entregas do marketplace.
Vídeo: saiba mais sobre marketplace out (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

É possível atuar como marketplace in e out ao mesmo tempo, como desejar e for possível para a sua empresa. Para implementar tanto um quanto outro, ou ambos, vale a pena contar com o suporte de uma agência especializada. É o próximo assunto deste artigo, acompanhe!

COMO IMPLEMENTAR?

Para implementar um modelo de negócios de marketplace in ou out e, assim, aproveitar as compras no marketplace que estão em alta, recorra ao suporte da Agência e-Plus! A Agência e-Plus conta com certificação em plataformas como a VTEX, Wake e Shopify Plus, por exemplo, que permitem criar ou atuar nos marketplaces de terceiros.

Vídeo: conheça o escritório da Agência e-Plus!

Sendo a Agência e-Plus certificada, ela pode criar, migrar, integrar, fazer o design, testar, configurar, fazer o redesign, realizar o upgrade, evoluir, escalar, divulgar e gerenciar projetos com as principais tecnologias de e-commerce do mercado. Além disso, esta agência fornece serviços de treinamento, assessoria e consultoria para você, comerciante, e para os seus funcionários.

Com mais de 11 anos de história, a Agência e-Plus já realizou mais de 400 projetos de comércio eletrônico e Marketing Digital para empresas como a Pirelli e a Xerox, por exemplo, em Portugal, Espanha, Costa Rica, Argentina, Colômbia, Equador e Brasil, entre outros países. Pois, então, faça como os clientes inteligentes que já contrataram a Agência e-Plus! Clique no botão a seguir e inicie uma conversa com a nossa equipe via aplicativo mensageiro agora mesmo: