Com a chegada do inverno, as compras em lojas virtuais são diretamente influenciadas, principalmente nos setores de moda, eletroeletrônicos, saúde e beleza.
Por exemplo, para evitar ressecamentos e doenças da pele característicos desse período, os consumidores – muitas vezes incentivados por médicos e consultores de Saúde – compram mais hidratantes.
Esse é, também, o período no qual as pessoas tentam se prevenir contra o ar seco e poluído, ao passo que compram mais umidificadores e vaporizadores.
Como se pode observar em um estudo feito pelo site comparador Zoom, só os umidificadores tiveram alta de 783% nas buscas na web entre abril e maio de 2018.
Outro produto bastante procurado quando o inverno se aproxima são os aquecedores.
A grande imprensa já notou isso.
Observe, por exemplo, algumas matérias recentes:
– “Procura por aquecedor é crescente na estação do frio” – matéria publicada em maio de 2018 no site “O Diário”;
– “Aquecedor e secadora de roupas lideram vendas de frio em Porto Alegre” – reportagem publicada em junho de 2018 no Gaúcha ZH.
Já na categoria moda, os agasalhos, os casacos, as jaquetas e acessórios para o inverno voltam às vitrines virtuais.
Enfim, não podemos nos esquecer do setor de alimentação, onde produtos como chocolates e queijos são algumas das opções mais procuradas.
Como fazer promoções para aumentar as compras em lojas virtuais
No Brasil, o inverno vai do dia 21 de junho até o dia 22 de setembro de 2018.
Isso significa que você pode potencializar suas promoções com datas comemorativas desse período, tais como:
– Dia dos Pais (12 de agosto)
– Datas comemorativas profissionais (várias datas)
Além disso, existem diversos tipos de promoções que você poderá fazer (clique para saber mais sobre elas):
– Promoções diversas (por dados, características, categorias, etc.)
– Promoções em datas comemorativas
Lembre-se de preparar suas promoções antecipadamente.
Aliás, eu diria para você começar a planejar isso desde agora.
Não se esqueça de colocar no papel aspectos como os da logística de entrega e a logística reversa.