Compras de supermercado pela internet são realidade para 15% dos brasileiros.
É o que nos mostra a pesquisa “Tendências do Consumidor em Supermercados” encomendada pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) e realizada pelo Ibope Inteligência.
O estudo levou em conta as respostas de mais de 2 mil brasileiros acima de 16 anos, no período de 2018 e 2019.
COMPRAS DO DIA A DIA
De acordo com o levantamento, quando o assunto são as compras do dia a dia:
• 59% dos brasileiros preferem supermercados e hipermercados
• 22% preferem mercadinhos de bairro e vizinhança
• 12% preferem atacados e atacarejos
Os brasileiros preferem os supermercados quando querem preços mais econômicos, variedade e qualidade de produtos.
Já os mercadinhos são mais usados por questões de proximidade de localização e conveniência.
Por fim, os atacadões são os preferidos dos brasileiros que estão interessados apenas em preços menores.
COMPRAS DE SUPERMERCADO PELA INTERNET
Cerca de 15% dos consumidores brasileiros realizam compras de produtos em supermercados via internet, segundo o estudo Apas.
Dentre os produtos prediletos destes consumidores estão os de:
• Higiene e beleza, com 57% de preferência
• Decoração e utilidades, com 50%
• Material de limpeza, com 46%
Enfim, com a evolução constante do e-commerce, dos meios de comunicação e logística, a tendência é que mais brasileiros passem a comprar online no futuro.
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NOS SUPERMERCADOS
Segundo a pesquisa Apas, das pessoas que compram em supermercados:
• 56% ainda usam folhetos impressos para pesquisar preços
• 32% pesquisam via internet
• 28% pesquisam via aplicativo de celular
Como se pode observar, há muita Transformação Digital a ser feita neste contexto.
• Para saber mais sobre este assunto, acesse e leia o post “O que é Transformação Digital”.
Pois bem, e muitos(as) donos(as) de supermercados têm trabalhado neste sentido.
De fato, dos que inovaram no período:
• 35% investiram em novos sistemas de caixas e estoques
• 25% em redes sociais
• 9% em CRM
• 8% em vendas online
• 8% em self-checkout
• 7% em aplicativos de celulares
• 6% em leitores de QR Codes
O estudo aponta que de 26% a 36% dos supermercadistas pretendem investir em vendas online em breve e, assim, transformar o negócio em omnichannel.
COMO INVESTIR EM VENDAS ONLINE?
Para um(a) dono(a) de mercadinho, supermercado ou atacadão, por exemplo, investir em vendas online é necessário criar um site e-commerce.
Para tanto, há basicamente duas maneiras de prosseguir.
A primeira delas é treinar um funcionário desenvolvedor ou contratar um que já esteja treinado para que este possa montar a loja virtual do seu estabelecimento.
Além de montar, este colaborador deverá realizar também a manutenção diária do site de comércio eletrônico.
Obviamente, você deverá pagar os salários e encargos para este funcionário.
Além disso, precisará arcar também com a compra de equipamentos (hardwares) e (softwares) para o seu setor de e-commerce.
Você deve prever a manutenção de tudo isso.
Em contrapartida, como segunda opção, é possível contratar uma agência especialista em e-commerce como a e-Plus, por exemplo.
Dessa maneira, todos os custos de contratação de funcionário e manutenção de setor de e-commerce desaparecem.
Seja como for, o importante é planejar antes.
Reúna sua equipe e verifique qual o melhor caminho a tomar.
E, se precisar, conte com o nosso suporte. =)