Para quem é comerciante no e-commerce, saber qual o comportamento dos compradores online é fundamental para atingir o sucesso nas vendas. Sendo assim, trago neste post alguns dados de uma pesquisa realizada pela Oktadesk, em parceria com a Opinion Box, sobre o assunto.
A pesquisa, intitulada “E-commerce Trends 2024”, levou em consideração a opinião de mais de 2 mil mulheres e homens consumidores entrevistados em 2023, em todo o Brasil, na faixa etária acima de 16 anos, e de todas as classes sociais. Acompanhe em seguida!
ESTATÍSTICAS DOS COMPRADORES ONLINE
De acordo com o estudo “E-commerce Trends 2024”, a maioria dos consumidores faz mais compras online do que em lojas físicas. Este é um fato bastante interessante, o qual demonstra que o e-commerce no Brasil está cada dia mais poderoso. Observe alguns dados:
- 58% dos consumidores compram mais pela internet do que em lojas físicas;
- 22% compram mais em lojas físicas do que pela internet;
- 14% fazem compras igualmente em lojas físicas e online;
- 6% compram apenas pela internet.
Além disso, a pesquisa também revelou que a frequência de compras na internet é razoável. Cerca de ¼ dos consumidores realiza compras online de duas em duas semanas. Veja:
- 85% compram online ao menos 1 vez ao mês;
- 33% fazem compras 1 vez por mês;
- 23% compram 1 vez a cada 2 semanas;
- 17% compram online 1 vez por semana;
- 15% fazem compras menos de 1 vez por mês;
- 12% compram online várias vezes por semana.
E ainda conforme a pesquisa “E-commerce Trends 2024”:
- 62% dos compradores online fazem 2 a 5 compras em um mês normal;
- 21% compram apenas 1 vez por mês;
- 13% dos compradores online fazem de 6 a 10 compras em 30 dias;
- 3% compram entre 11 e 20% por mês no e-commerce;
- 1% compra mais de 20 vezes por mês online.
Como se pode observar, o e-commerce vem ganhando espaço frente ao comércio tradicional. Nos próximos anos, com cada vez mais nativos digitais entrando no mercado de trabalho, a tendência é que o comércio eletrônico ultrapasse o comércio físico em muitos outros fatores.
EM QUAIS CANAIS OS COMPRADORES ONLINE COMPRAM?
Conforme o estudo “E-commerce Trends”:
- 63% dos compradores online compram em lojas virtuais;
- 60% gostam de comprar nos marketplaces;
- 49% compram via aplicativo da loja;
- 36% dos compradores online vão de aplicativos agregadores;
- 12% dos consumidores preferem comprar via redes sociais;
- 12% gostam de comprar via sites de classificados;
- 9% dos compradores online adquirem produtos via WhatsApp;
- 1% usam outros meios online.
Enfim, essa preferência pelas lojas virtuais mostra que este canal de vendas é a chave para o sucesso no comércio eletrônico. Entretanto, não se pode deixar de lado outros canais importantes como o marketplace in, o marketplace out e o aplicativo, entre outros.
POR QUE OS COMPRADORES ONLINE GOSTAM DE COMPRAR ONLINE?
Mais uma vez, de acordo com a pesquisa “E-commerce Trends 2024”:
- 58% dos compradores online acham os preços online mais baixos que nas lojas físicas;
- 57% gostam da praticidade de comprar sem precisar sair de casa;
- 56% preferem comprar online porque há promoções que só encontram na internet;
- 49% dos compradores online compram online por causa da facilidade de comparar preços;
- 38% dizem que na internet há maior variedade de produtos;
- 36% dizem encontrar online produtos que não conseguem achar na região onde moram;
- 23% dos compradores online dizem que a web tem as formas de pagamento que preferem.
Seja como for, com o número de compradores online aumentando gradativamente, é importante que você comerciante possa contar sobretudo com uma loja virtual. Uma loja online certamente lhe dará mais oportunidades para atingir e vender para esses consumidores.
COMO ATINGIR E VENDER PARA ESSES CONSUMIDORES?
Para atingir e vender mais para compradores online, recorra ao suporte da Agência e-Plus. A Agência e-Plus conta com uma equipe que pode criar, migrar, integrar, evoluir, gerenciar e divulgar lojas virtuais, marketplaces, redes sociais e outros canais de e-commerce para comerciantes como você. Além disso, a Agência e-Plus pode prestar consultoria, assessoria e treinamento para você e sua equipe.
Com mais de 10 anos de atuação no mercado, a Agência e-Plus conta com certificação nas principais tecnologias de e-commerce da atualidade. Ela domina, por exemplo, as plataformas de comércio eletrônico VTEX, Shopify Plus, Nuvemshop, Wake Commerce, Linx commerce, Vnda e uappi. Também trabalha com o CMS e DXP deco.cx, com Google Analytics, RD Station, E-goi, Hotjar e outras ferramentas de e-commerce e Marketing Digital.
A Agência e-Plus já realizou mais de 400 projetos de comércio eletrônico e Marketing para comerciantes como você em países como o Brasil, Portugal, Espanha, Colômbia, Costa Rica, Argentina e Equador, por exemplo. Você pode contratar a Agência e-Plus a partir de qualquer lugar do mundo. Para fazer isso, clique no botão a seguir e inicie uma conversa via aplicativo mensageiro agora mesmo: