Compradores de livros: 55% fizeram online a sua última compra de livro impresso

5 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Conheça o panorama do mercado livreiro no Brasil!

Compradores de livros: 55% preferem comprar online e 40% em lojas físicas, segundo estudo da CBL. Foto meramente ilustrativa: @freepik
Compradores de livros: 55% preferem comprar online e 40% em lojas físicas, segundo estudo da CBL. Foto meramente ilustrativa: @freepik

Os compradores de livros pertencem a um grupo especial de consumidores, pois na maioria das vezes se tratam de pessoas que gostam de exercitar o intelecto. Neste contexto, conhecer a fundo este público é essencial sobretudo para autores, editoras e livrarias; e mais ainda para empreendedores que pretendem vender esse produto na internet.

Por isso, apresentamos neste artigo alguns dados do estudo “Panorama do Consumo de Livros” realizado pela consultoria Nielsen BookData a pedido da Câmara Brasileira do Livro (CBL) na última semana de outubro de 2023. A Nielsen elaborou um questionário com 64 perguntas e, com ele, realizou 16.000 entrevistas com brasileiros acima de 18 anos compradores e não compradores de livros.

Desse modo, com o intuito de acelerar o mercado de livros no Brasil, a CBL levantou dados que podem ser utilizados por comerciantes de livros como você para melhorar a produção, a distribuição e as vendas desses produtos em lojas físicas e, além disso, em lojas virtuais.

Com este estudo descobriu-se, por exemplo, que 55% dos compradores de livros fizeram online a sua última compra de livro impresso. Este é um dado muito interessante, principalmente para quem pretende vender livros em lojas virtuais. A seguir apresentamos, para a sua apreciação, mais alguns dados do “Panorama do Consumo de Livros”. Acompanhe!

COMPRADORES DE LIVROS NO BRASIL

De acordo com o estudo “Panorama do Consumo de Livros”, da CBL, entre os 16.000 brasileiros entrevistados:

  • 16% disseram ter comprado livros nos últimos 12 meses (estimativa de 25 milhões de consumidores);
  • 57% do público que comprou livros nos últimos 12 meses é mulher e 43% homem;
  • 24% dessas mulheres e 21% dos homens tinham entre 35 e 44 anos (faixa etária que mais lê no Brasil);
  • 43% das mulheres e 47% dos homens são da classe C, que é a classe que mais lê no Brasil;
  • 42% dos compradores de livros têm ensino médio completo e superior incompleto;
  • 32% têm ensino superior completo;
  • 17% têm mestrado, doutorado, MBA, etc;
  • 30% são empregados no setor privado, 21% autônomos e 13% servidores públicos.

MULHERES COMPRAM MAIS LIVROS E, PROVAVELMENTE, LEEM MAIS DO QUE OS HOMENS NO BRASIL.

*Vídeo meramente ilustrativo: @freepik

Outro dado bastante interessante sobre os compradores de livros, conforme o estudo da CBL, é que 55% compram online por meio de sites e aplicativos, enquanto 40% preferem fazer isso presencialmente em lojas físicas, livrarias e sebos. Apenas 5% não souberam informar. Saiba mais sobre isso em seguida!

COMPRADORES DE LIVROS: POR QUE A MAIORIA PREFERE AS LOJAS VIRTUAIS?

Para os 40% dos compradores de livros que ainda gostam de comprar em lojas físicas, o maior motivo disso é a possibilidade de ver e abrir o livro antes de comprar. Para estes leitores, também é importante já sair da loja com o livro na mão e não precisar pagar frete, entre outras vantagens.

Enquanto isso, os 55% dos compradores de livros cujo canal preferido é o online, relatam que nas lojas virtuais eles encontram melhores preços e promoções, a praticidade é maior, é fácil encontrar os livros que desejam, não precisam sair de casa, podem comparar preços rapidamente e encontram maior variedade. Além disso, eles têm acesso a serviços e promoções que zeram o frete e entregam com agilidade, entre outros benefícios.

Como se pode observar, os compradores de livros online superaram em número os que preferem adquirir livros em lojas físicas. É bem provável que o número de compradores online suba ainda mais nos próximos anos, na mesma medida em que mais pessoas aderem aos e-readers e que os nativos digitais ocupam cada vez mais cargos e ocupações nas escolas, universidades, empresas e instituições públicas. Por essas e outras, fazem muito bem os empreendedores que pretendem implantar lojas virtuais de livros.

COMO IMPLANTAR UMA LOJA VIRTUAL DE LIVROS?

Para implementar uma loja virtual de livros recorra ao suporte da Agência e-Plus. A Agência e-Plus possui certificação nas maiores plataformas de e-commerce do mercado, entre as quais a VTEX, Shopify Plus, Nuvemshop, Wake Commerce, Linx Digital, Vnda e uappi; certificação no CMS e DXP deco.cx; e certificação no Google Ads e Facebook Ads. Sendo assim, ela está habilitada para criar, migrar, integrar, testar, evoluir, escalar, divulgar e gerenciar projetos com estas tecnologias. 

Vídeo: obtenha dicas para implantar uma loja virtual (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

Na categoria livros, a Agência e-Plus já desenvolveu projetos para a Editora Vozes, Editora Gente e Livraria Unesp, por exemplo. Além disso, com mais de 10 anos de história, a Agência e-Plus já desenvolveu projetos de e-commerce e Marketing Digital para empresas como a Xerox, Pirelli e Wahl em Portugal, Espanha, Costa Rica, Colômbia, Equador, Argentina e Brasil, entre outros países. Você também pode contratar a partir de qualquer lugar do mundo. Para fazer isso, clique no botão a seguir e inicie uma conversa via aplicativo mensageiro agora mesmo: