Lead tracking é um ferramenta integrada a alguns softwares de automação de Marketing. Ela possibilita que você lojista virtual monitore o comportamento do consumidor no e-commerce individualmente. Com isso, é possível alinhar seus recursos e discursos de vendas de forma personalizada, o que lhe ajudará a vender mais. É uma ferramenta fundamental em Inbound Marketing.
Inbound Marketing no E-commerce
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A lead tracking é, contudo, diferente da lead scoring. A primeira ferramenta permite observar e analisar o comportamento e a segundo classifica, por meio de uma pontuação, a disposição / tendência de compra dos consumidores.
Sendo assim, a lead tracking pode fornecer dados que servirão para criar uma lista de pontuação para a classificação lead scoring. Ou seja, as duas ferramentas podem ser integradas.
Usos da lead tracking para monitorar o comportamento do consumidor no e-commerce
Dentre os usos da fermenta lead tracking para monitorar o comportamento do consumidor no e-commerce cito as possibilidades de:
• Análise individual e em tempo real de visitantes das páginas da sua loja virtual;
• Verificação de acessos de páginas ao longo da Jornada de Compra;
• Acompanhamento individual da trajetória dos consumidores nas páginas;
• Contabilização das páginas mais e também das menos visualizadas;
• Verificação do desempenho de cada página de produto;
• Observação dos consumidores ativos (que retornam) e dos inativos;
• Checagem dos botões mais pressionados da loja virtual;
• Comparação e contabilização das “call-to-actions” mais promissoras;
• Observação (por meio dos acessos) dos maiores interesses do consumidor;
• Verificação do histórico de interações dos consumidores visitantes da sua loja;
• Análise da origem dos acessos (redes sociais, mobile, desktop, etc.);
• Verificação dos momentos de maior acesso às páginas de produtos e preços.
Enfim, uma vez com dados como esses em mãos, você poderá usá-los em suas campanhas de Marketing, em ações voltadas para a otimização dos processos e do Design da loja virtual, por exemplo.
Como usar os dados de comportamento do consumidor no e-commerce
Com os dados obtidos a partir de uma ferramenta de lead tracking é possível:
• Separar visitantes curiosos dos que estão realmente interessados em comprar;
• Analisar quais consumidores estão mais qualificados para comprar;
• Segmentar os visitantes conforme o comportamento deles na sua loja virtual;
• Personalizar vendas conforme comportamento do consumidor no e-commerce;
• Personalizar as ações de vendas do início ao fim da Jornada de Compras;
• Integrar dados com a lead scoring e automatizar a pontuação de leads;
• Segmentar e personalizar as mensagens e as campanhas de E-mail Marketing;
• Segmentar e personalizar o conteúdo para fins de nutrição de leads.
Ademais, com uma ferramenta lead tracking você poderá notificar os seus vendedores por e-mail sobre o comportamento de um consumidor específico. Dessa maneira, se tornará mais fácil para o vendedor personalizar o discurso e assim fazer uma venda.
Caso queira usar essa ferramenta, saiba que ela é anunciada como parte de plataformas como RDStation, Interagir e SharpSpring, entre outras. Procure por “lead tracking plataformas” no Google e encontre também outros sistemas que possuem a ferramenta.