Comportamento do cliente: como identificar e usar a favor do seu e-commerce?

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Saiba também por que isso é importante no processo de Inbound Marketing!

Entender o comportamento do cliente possibilita melhorar a comunicação e as conversões. Imagem: @stories
Entender o comportamento do cliente possibilita melhorar a comunicação e as conversões. Imagem: @stories

Comportamento do cliente é a maneira como os compradores procedem quando lidam com a sua marca, com os seus canais de vendas e com os produtos que você vende. No processo de Inbound Marketing, entender como esses compradores se comportam é importante porque isso permite entregar o conteúdo certo para cada um deles.

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Vale dizer, os consumidores que rondam um negócio não são todos iguais. De acordo com a Régua de Relacionamento, eles podem se segmentar em visitantes, leads frios, leads aquecidos, clientes, fregueses e promotores. Cada um desses grupos de pessoas se comporta de maneira diferente.

Por isso, você não pode entregar a mesma mensagem para todos esses grupos. Ao invés disso, é necessário reconhecer cada tipo de comportamento do cliente e classificá-los para logo depois se comunicar com cada grupo de forma personalizada. Mas como fazer isso dentro do contexto do Inbound Marketing? Continue lendo e saiba a resposta a seguir!

COMO ENTENDER O COMPORTAMENTO DO CLIENTE

No contexto do Inbound, existe uma tecnologia que permite entender e prever o comportamento do cliente. Essa tecnologia é a plataforma de Inbound Marketing. Esse tipo de plataforma conta com recursos que possibilitam rastrear determinadas ações dos compradores e com base nisso classificá-los conforme seus comportamentos.

Aqui na Agência e-Plus, por exemplo, nós usamos a plataforma RD Station para cuidar das campanhas de Inbound dos nossos clientes do e-commerce. A RD Station possui duas ferramentas cruciais para entender o comportamento do cliente: a Lead Tracking e a Lead Scoring.

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A Lead Scoring pontua as ações dos leads e, desse modo, identifica quais deles estão mais próximos de fazer uma compra e quais ainda não. Assim, com essa pontuação como base, você pode criar uma nutrição de leads que conduza os leads mais preparados à finalização de uma compra e que eduque os menos preparados para que um dia possam comprar.

Já a Lead Tracking permite monitorar as visitas que os compradores fazem na sua loja virtual. Dessa maneira, você pode entender o comportamento do cliente enquanto eles acessam as suas páginas de vendas. Isso, enfim, permite focar as suas ações naqueles que estão realmente interessados em comprar.

Contar com essas ferramentas ajuda muito no processo de entender o comportamento do cliente. E entender o comportamento do cliente é fundamental no e-commerce, pois isso gera uma comunicação mais eficaz. E uma comunicação mais eficaz, por sua vez, gera mais leads, mais clientes e mais fregueses para o seu negócio. 

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