No dia a dia do comércio eletrônico, uma das tarefas mais importantes é saber visualizar e gerenciar KPIs. A evolução de um e-commerce muitas vezes depende do quanto o(a) dono(a) e o(a) administrador(a) do negócio dominam esse processo.
Caso você não saiba, KPI é a sigla para Key Performance Indicator (Indicador Chave de Desempenho). Trata-se de uma meta que você deve criar dentro de uma métrica e depois tentar superar em um período de tempo. Métrica, por sua vez, é o parâmetro que está sendo medido.
Nem todo mundo, porém, sabe lidar com métricas e KPIs. Delas provêm tantos números que podem deixar muita gente a ponto de desistir de tudo. Por isso, é fundamental se organizar. Só assim será possível fazer uma boa gestão de KPIs e melhorar o seu e-commerce.
COMO GERENCIAR KPIS
O primeiro passo para gerenciar KPIs é determinar quais as métricas que você incluirá nos seus relatórios. Em geral, as métricas mais comuns no ambiente do e-commerce no Brasil são estas que listo em seguida:
- Lucro
- Pedidos
- Vendas
- Número de clientes
- Novos clientes
- Cliente recorrentes
- Custo de Aquisição do Cliente
- Ciclo de Vida dos Clientes
- Demografia
- Fluxo do usuário
- Duração da sessão
- Velocidade das páginas
- Sazonalidade
- Mobile
Uma vez que você saiba quais métricas irá monitorar, o passo seguinte é criar KPIs para cada uma delas. Ou seja, você deve estabelecer uma meta para cada métrica. Além disso, deverá criar alertas para o caso dos números descerem muito abaixo do limite esperado.
VISUAL DOS RELATÓRIOS
Para tornar mais fácil ver e assimilar os números das métricas e KPIs você pode lançar mão dos gráficos. Há vários tipos deles, cada qual para uma função específica. Por exemplo, considere usar gráficos de:
- Colunas
- Barras
- Pizzas
- Linhas
- Áreas
- Redes
- Mapas
Cada métrica pode cair bem com um ou mais tipos de gráficos. Os de pizza, por exemplo, são ideais para visualizar números de clientes novos versus clientes recorrentes. Os gráficos de mapas são bons para inserir dados demográficos. Os gráficos de redes, por suas vezes, são ótimos para comparar valores de uma mesma variável.
Lembre-se, enfim, que muitos softwares que trabalham com métricas, tais como o Google Analytics, têm os seus próprios gráficos. Desse modo, para montar um relatório basta copiar e colar o gráfico no seu documento.
GERENCIAR KPIS: DISTRIBUIÇÃO DOS RELATÓRIOS
Se você já leu o post “Qual a estrutura de um e-commerce”, então sabe que um comércio eletrônico possui três níveis hierárquicos. No nível 1 está à presidência, onde se desenvolve o Plano Estratégico. Já no nível 2 atua a gerência com o Plano Tático. E no nível 3 trabalham os funcionários comuns em cima do Plano Operacional.
Sendo assim, você pode pensar em criar três tipos de relatórios. O primeiro com dados mensais para a presidência. O segundo com dados semanais para a gerência. O terceiro com dados diários para a linha de frente dos funcionários. Assim todos poderão acompanhar as métricas, visualizar as KPIs e decidir o que fazer para otimizar e melhorar os números. Capiti?
Assim que puder clique em “Google Analytics para e-commerce” e conheça 10 relatórios que você deve ficar de olho!