Então, você quer aprender como vender relógios pela internet? Este ramo de negócios está cada vez mais interessante, sobretudo por causa da atual demanda massiva por relógios fitness e smartwatchs. Mas além destas há muitas outras oportunidades no setor, você só precisa encontrá-las.
Pois para entrar neste segmento com qualidade é importante seguir um processo de três etapas, são elas, o empreendedorismo, a implantação e o Marketing. É o que veremos em seguida. Confira!
COMO VENDER RELÓGIOS PELA INTERNET: PLANEJAR, IMPLANTAR, DIVULGAR!,
Se você souber como vender relógios pela internet, logo então terá um negócio durandouro. Para você ter uma ideia, no ano anterior foram vendidas 30,7 milhões de unidades do Apple Whatch e 21,1 milhões de relógios suíços, de acordo com a Strategy Analytics citada pela Forbes. E olha que eu estou mencionando só dois modelos.
Mas como entrar neste setor? Bem, você pode seguir esta estratégia de três etapas:
1. Empreendedorismo
O empreendedorismo se resume a planejar um negócio e abrir uma empresa. Segundo o Sebrae, empresas planejadas são mais longevas e alcançam mais sucesso.
Para esta fase, use o recurso chamado Plano de Negócios. É por meio deste documento que você vai delimitar, por exemplo, quem será o seu público-alvo, seus fornecedores, suas formas de entrega, entre outras coisas.
Defina, desse modo, se você vai vender relógios para a classe A, B, C, D ou E. Decida se vai trabalhar com relógios de luxo, smartwatchs ou pulseiras fitness, entre outros produtos correlatos.
Abra, enfim, uma empresa e obtenha um CNPJ. É só por meio de um CNPJ que será possível comprar com os melhores fornecedores e, além disso, cobrar clientes inadimplentes.
2. Implantação
Que formato de negócio exatamente implantar quando o assunto é vender relógios pela internet? A primeira opção é montar uma loja virtual, que considero a mais moderna interface de vendas online na atualidade.
Todavia, há outras alternativas. É possível começar, por exemplo, como seller (vendedor) em um marketplace. Ou, se preferir, você pode ser o dono de um marketplace de relógios e ganhar comissões sobre as vendas dos sellers.
Além disso, também dá para montar uma multi loja com várias frentes de vendas, uma para cada marca de relógio. Mas se quiser algo mais simples, o negócio é criar uma landing page ou vender a partir das redes sociais, entre outras opções.
No caso da loja virtual, se a empresa for MEI ou tiver um faturamento menor que R$ 70 mil mensais, então uma plataforma como a Loja Integrada é suficiente. Entretanto, se o faturamento for maior, logo é melhor escolher uma plataforma e-commerce mais robusta e escalável, tal como a VTEX. Certifique de criar um Design elegante com ótimas fotos e vídeos dos produtos.
3. Marketing
No que diz respeito ao Marketing, as técnicas de divulgação mais interessantes hoje em dia são as dos anúncios pagos em redes sociais e em sites buscadores como o Google. Para anunciar você precisa antes de tudo se cadastrar em uma plataforma do tipo Ads.
Por exemplo, se quiser anunciar nas redes sociais, procure por Facebook Ads, LinkedIn Ads, Twitter Ads, etc. Mas se quiser divulgar em sites buscadores, então o faça via Google Ads, Bing Ads, Yahoo Ads, etc. Cadastre-se e comece a configurar suas campanhas.
Faça como uma agência de performance, isto é, crie, publique, teste, analise e otimize seus anúncios. Produza, por exemplo, duas campanhas de anúncios de relógios para locais diferentes. Depois de divulgá-las, observe qual lhe deu melhor Retorno do Investimento (ROI). Para tanto, use ferramentas como o Google Optimize, Google Analytics, Pixel do Facebook, Hotjar, etc.
Duplique o orçamento da melhor campanha e exclua ou otimize aquela que não deus bons resultados. Faça o mesmo para outros parâmetros como idade e interesses do público. Realize também campanhas de E-mail Marketing. Capte o e-mail dos consumidores e depois lhes venda relógios por e-mail.
RESUMINDO: COMO VENDER RELÓGIOS PELA INTERNET
Para vender relógios pela internet você deve passar por basicamente três processos. Empreendedorismo, Implantação e Marketing. No primeiro você planeja, no secundo executa e no terceiro divulga.
Uma das fases mais importantes é a do Marketing. É aqui onde você vai testar públicos, produtos, formas de atendimento, layout da loja virtual e outros parâmetros, e otimizá-los dia após dia. O Marketing de Performance é, neste ponto, a sua principal ferramenta. Use-a com sabedoria!
Assim que puder clique em “Como montar um site de vendas” e leia um post complementar.