Como vender para as mulheres no e-commerce?

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Monte um banco de dados de pesquisas para entender o comportamento do público feminino nas compras online ao longo do tempo e tenha uma vantagem competitiva

Como vender para as mulheres no e-commerce

As consumidoras estão cada vez mais ativas no comércio eletrônico, conforme nos dá a conhecer o artigo “Mulheres compram mais via e-commerce do que os homens” publicado aqui no blog da agência de Marketing Digital E-Plus. Daí surge a pergunta: como vender para elas?

A primeira providência a ser tomada antes de tentar vender produtos e/ou serviços para o público feminino é descobrir o que as pessoas desse público-alvo gostam de comprar e como elas se comportam na internet. Essa descoberta pode ser feita por meio de pesquisas.

Pesquisas sobre as mulheres

Há inúmeras pesquisas prontas e publicadas na web sobre o comportamento das mulheres nas compras online. No entanto, muitos desses estudos são contraditórios e possuem diferentes datas, estilos, fontes e propósitos. Isso significa que espiar um ou outro estudo isolado provavelmente não lhe proporcionará uma visão muito clara do que realmente está acontecendo nesse mercado. Você deve combinar os estudos para ver melhor.

Além disso, você poderá desenvolver os seus próprios estudos. Livros como o “Pesquisa de Marketing” do autor Salvatore Benito Virgillito, por exemplo, ensinam como trabalhar com as técnicas quantitativa e qualitativa e, com elas, produzir pesquisas com resultados científicos.

Então, a minha dica é que você crie um banco de dados de pesquisas sobre as mulheres. Desenvolva os seus próprios ou encontre estudos prontos sobre a atuação do público feminino na internet, tabule-os e arquive-os.

Gere um banco de dados no seu computador no qual seja possível separar essas pesquisas por data e por empresa organizadora, entre outros parâmetros. Dessa forma, você poderá separar o joio do trigo, ou seja, as pesquisas sérias daquelas que não são muito sérias, selecionar pesquisas semelhantes, entre outras ações, com muito mais praticidade e rapidez.

Crie o hábito de armazenar as estatísticas de todas as novas pesquisas sobre o público feminino que forem publicadas e, dessa forma, manter o seu banco de dados sempre atualizado. Com isso, você também vai conseguir visualizar a evolução do comportamento feminino no e-commerce ao longo do tempo e verificar que, um comportamento comum ontem, pode não ser mais tão comum hoje.

Ao analisar esses dados todos os dias, você vai adquirir (com o tempo) uma visão mais abrangente sobre o que as mulheres realmente estão comprando no e-commerce no momento, isto é, a sua consciência sobre o comportamento desse público vai se expandir e você passará a ter mais insights positivos sobre o setor e obterá uma vantagem competitiva.

A criação da loja virtual

Uma vez que conseguir ampliar a sua consciência acerca do público feminino na internet por meio da observação das pesquisas, você se tornará apto a desenvolver ou a otimizar a sua loja virtual.

Se a sua intenção for crescer indefinidamente, aconselho que você opte pela implantação e-commerce por meio de uma plataforma escalável como a Vtex. Assim, quando o número de clientes aumentar você não terá nenhum problema de travamento que possa lhe fazer perder vendas.

Faça um Plano de Negócios. Há uma parte desse documento que lhe ajudará a visualizar como as demais lojas do ramo, que serão suas concorrentes, foram concebidas. Você poderá tirar muitas ideias desse estudo, as quais poderá adaptar ao seu próprio site e-commerce.

Os números provenientes do seu banco de dados de pesquisas sobre o comportamento das mulheres será de grande valia nessa fase. Eles podem revelar coisas como as formas de pagamento, as promoções e/ou as formas de entrega mais valorizadas pelo público feminino nas compras online no atual momento da história.
Enfim, manter um banco de dados ativo é de fundamental importância para que você possa analisar o seu mercado, que no caso é o do público feminino no e-commerce, e obter parâmetros para tomar decisões no seu dia a dia.