Como vender mais no e-commerce: o uso de provas sociais para convencer o consumidor

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Aprenda a inserir (nas suas páginas de produtos) números que atestam que o produto que você está comercializando é muito bom

Como vender mais no e-commerce? A resposta é: usando provas sociais.

Como vender mais no e-commerce? A resposta é: usando provas sociais.

Onde quer que eu vá, não tem quem não queira saber como vender mais no e-commerce. Uma das formas de fazer isso é utilizando o argumento persuasivo chamado de “prova social”. Esse tipo de argumento sem dúvida possibilita convencer os consumidores não apenas a comprarem, mas a comprarem mais.

Uma prova social é composta por números que comprovam que um determinado produto é realmente bom. De fato, ela é constituída por números que influenciam os consumidores a tomarem uma decisão de compra.

A prova social funciona porque nós humanos somos mais influenciados por tendências. Em outras palavras, quanto mais pessoas (comuns ou autoridades) usam um produto, mais dá vontade de comprá-lo e usá-lo também.

Como vender mais no e-commerce: números influenciam pessoas

Procure na internet por “lista de recordes do Michael Jackson”, “lista de recordes da Madonna” e/ou alguma lista de recordes de outro artista famoso. Quando as pessoas veem todos aqueles números, elas podem ter uma ideia do quão bom e aprovado pelo público é o artista.

Você deve fazer a mesma coisa em sua loja virtual, isto é, inserir – nos textos descritivos – os melhores números, as evidências, os indícios que atestam que o produto que você está vendendo é bom.

• Acesse e leia também o post “Vendas no e-commerce” e saiba como estipular metas de vendas para a sua loja virtual.

O seu produto pode ser realmente bom, mas se você inserir esses números, não tenha dúvida, ele vai parecer ótimo ou excelente para o consumidor.

Como vender mais no e-commerce com provas sociais

As provas sociais devem ser inseridas em lugares adequados do seu comércio eletrônico, tais como na página de produto ou em um blog post que aborde um determinado produto da sua loja. Insira os números com classe, com elegância, ou seja, ora em um canto do texto ora em outro, sem nunca “forçar a barra”, entende?

Existem muitos tipos de provas sociais com as quais você pode trabalhar no e-commerce. Experimente, por exemplo, mencionar:

A quantidade já comercializada do produto. Exemplo: “Mais de 10 mil pessoas já adquiriram o novo shorts da coleção primavera/verão”;

A quantidade de celebridades que já consumiram o produto. Ex.: “Mais de 500 dos 800 atores da Globo já leram o livro ‘A preparação do ator’”;

A quantidade de depoimentos. Ex.: “Esse televisor 4k revolucionário alcançou a marca de 15 mil depoimentos positivos na nossa fanpage”;

A quantidade de compartilhamentos. Ex.: “Esse produto é tão bom que sua página já foi compartilhada mais de 2 mil vezes nas últimas 2 horas”;

A quantidade de curtidas. Ex.: “O produto obtém 5 mil novas curtidas diariamente nas redes sociais”;

A quantidade de acessos. Ex.: “Este é um dos produtos mais desejados da nossa loja virtual. Ele recebe 20 mil acessos por dia”;

A quantidade de certificações. Ex.: “O produto recebeu as certificações das 3 maiores instituições avaliadoras do setor”;

A quantidade de estrelas. Ex.: ponha um sistema de notas para os produtos, como aqueles que empregam 1 a 5 estrelas.

Use sua criatividade. Encontre e use estatísticas que possam ser utilizadas como prova social para os seus produtos.

Mais dicas de como vender mais no e-commerce

Aproveite para inserir no meio da descrição dos produtos (seja no blog ou na loja virtual) algumas citações positivas de clientes, de autoridades ou de celebridades que já utilizaram o produto. Lembre-se de que 70% dos consumidores online confiam nas opiniões de outros consumidores. Por fim, não se esqueça de pedir permissão por escrito às pessoas para usar esses depoimentos ao lado do nome delas.

Leia também o post “10 técnicas de persuasão para alavancar as vendas no e-commerce” e obtenha mais respostas para a pergunta “como vender mais no e-commerce?”.