Se você está tentando saber como vender livros online, então veio ao lugar certo. Neste artigo, eu vou lhe mostrar algumas estratégias para o comércio de livros e e-books via internet, as quais você poderá utilizar livremente como desejar.
Antes, contudo, vale mencionar alguns dados sobre este mercado. De acordo com o estudo “Panorama do consumo de livros 2023”, da Nielsen BookData em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL), o mercado editorial nacional teve 25 milhões de clientes no ano da pesquisa. Destes, 69% compraram entre 1 e 5 livros, enquanto 8% adquiriram 16 ou mais.
Além disso, o estudo demonstrou que a maioria dos clientes de livrarias são mulheres. Seja como for, 91% dos compradores possuem nível escolar acima do Ensino Médio. E a maioria deles têm acesso a serviços de streaming de vídeo e às redes sociais.
Outro dado muito importante do “Panorama do consumo de livros 2023” é que 55% dos clientes gostam de comprar online porque as lojas virtuais têm mais ofertas interessantes e oferecem maior comodidade. Por outro lado, 40% informaram que preferem as lojas físicas porque têm a possibilidade de ter o livro nas mãos antes de efetuar a compra. Enfim, em um cenário como este, como vender livros online? Confira a resposta em seguida!
COMO VENDER LIVROS ONLINE: ESTRATÉGIAS
Como se pode observar, o estudo “Panorama do consumo de livros 2023” dá uma pista de como vender livros online. Com base nisso, vou apresentar algumas estratégias que você pode utilizar para realizar esse tipo de negócio. Acompanhe:
- Loja virtual: imprescindível para a venda de livros online, uma loja virtual proporciona mais facilidade para você, comerciante. Neste tipo de loja é possível vender tanto livros como e-books. Para criar sua loja, recomendo o uso de uma plataforma headless, na qual você possa integrar aplicativos de pagamento, entregas, comunicação e segurança, entre outros. Com uma loja online, você pode criar uma empresa Digitally Native Vertical Brand (DNVB), isto é, digitalmente nativa com foco sobretudo na geração Z;
- Loja física: as lojas físicas podem ajudar as vendas online e vice-versa. Portanto, para vender livros online não é obrigatório que o seu negócio funcione apenas na internet. Você pode ter lojas físicas também e, mais do que isso, integrá-las com o e-commerce e, assim, criar um comércio omnichannel. Lembre-se, uma grande parcela dos consumidores de livros gostam de comprar livros de forma presencial;
- Redes sociais: marcar presença no Facebook, LinkedIn, Twitter e sobretudo no Instagram é fundamental para vender livros online. Como nos revelou o estudo da CBL, a maioria dos consumidores desse tipo de produto tem acesso às redes sociais. Então, este aspecto não pode faltar no seu projeto, bem como um Marketing Digital bem feito.
Enfim, volto a mencionar a questão omnichannel. Se você tiver mais de um canal de vendas e/ou de comunicação, é essencial integrar todos eles em uma só plataforma. Uma das vantagens disso é que assim será possível integrar os estoques e criar uma prateleira infinita. Dessa maneira, seja comprando nas redes sociais, na loja física ou virtual, os consumidores terão sempre a sensação de que se trata de um só canal, o que melhora a experiência de compras.
COMO MONTAR LIVRARIA ONLINE E OMNICHANNEL?
Para montar uma livraria online e omnichannel recorra ao suporte da Agência e-Plus. A Agência e-Plus conta com certificação nas principais plataformas de e-commerce e CMS headless do mercado, tais como a VTEX, Shopify Plus, Wake Commerce, Linx Commerce, Nuvemshop, Vnda e deco.cx, ideais para a criação de lojas virtuais de livros.
Com mais de 10 anos de história, a Agência e-Plus já desenvolveu e-commerces para várias livrarias, tais como a Editora Gente, a Livraria Vozes e a Livraria Unesp. Esta agência atua no Brasil, Portugal, Espanha, Costa Rica, Colômbia e Equador, entre outros países. Você pode contratar a partir de qualquer lugar do mundo. Para fazer isso agora mesmo, clique no botão a seguir e inicie uma conversa via aplicativo mensageiro: