Vender em marketplaces pode ser a estratégia que vai aumentar a visibilidade da sua marca e as visitas no seu e-commerce. Com mais visitas de consumidores, você certamente fará mais clientes. Além disso, o investimento inicial é relativamente baixo, o que pode valer a pena.
Antes de mais nada, porém, vale explicar. Um marketplace é um shopping online. Trata-se de um site e-commerce dentro do qual diferentes empresas vendem ao mesmo tempo. Dentro dele, uma tecnologia de nome “split de pagamento” distribui os pagamentos automaticamente entre as partes envolvidas. Isto é, entre os lojistas, bancos, dono do marketplace, etc.
Mas espere! Antes de começar a vender nos marketplaces você precisa ficar atento a quatro etapas básicas. Confira em seguida que etapas são essas. E lembre-se! Se você conseguir fazer o básico bem feito, então já será meio caminho andado para o sucesso nos shoppings online. Confira!
Assim que puder clique também em “Novos marketplaces”. Conheça, assim, 10 lançamentos realizados recentemente.
PASSO A PASSO PARA VENDER EM MARKETPLACES
Os passos básicos que você precisa dar para começar a vender em marketplaces são:
01 – Cadastro e integração
Existem vários tipos de marketplaces. Alguns possibilitam que consumidores vendam para outros consumidores. Outros, porém, viabilizam que empresas vendam para consumidores finais. Outros, ainda, permitem que empresas vendam para outras empresas. Sendo assim, você deve primeiramente descobrir qual é o seu negócio nesse meio.
Feito isso, acesse a homepage dos marketplaces que pretende entrar. Uma vez lá, descubra qual a documentação necessária para se cadastrar neles. Depois de fazer um cadastro, integre seu catálogo de produtos e comece a vender.
Existem plataformas de e-commerce como a VTEX, que facilitam o processo. A VTEX tem um sistema plug’n play, que integra de forma simples. Ela conecta sua loja ao Mercado Livre, Walmart, etc., e até o Google Shopping.
É possível também se integrar aos marketplaces por meio dos chamados hubs. Os hubs facilitam o cadastro de produtos. Eles proporcionam mais praticidade à edição de produtos e anúncios. Além disso, possibilitam centralizar o atendimento.
02 – Divulgação e vendas
Logo depois de cadastrar seus produtos, comece a anunciá-los. Use os sistemas de anúncios pagos embutidos nos próprios marketplaces. Ou, se preferir, anuncie com o Google Ads, Facebook Ads ou outra plataforma Ads.
Apesar do marketplace ser um ambiente que conta com milhares de visitantes, sempre é bom dar um destaque a mais nas suas páginas de vendas. Lembre-se, quanto mais visitas essas páginas receberem, maiores serão as chances de conversão. Então, use e abuse dos anúncios patrocinados!
03 – Logística e entrega
Não basta vender, é preciso entregar. Então, o melhor a fazer é ingressar em marketplaces que têm sistemas de entrega integrados. Assim, você poderá oferecer as melhores opções de frete e fidelizar seus clientes.
Ademais, use sistemas que lhe permitam unificar seus estoques. Desse modo, você não correrá o risco de vender o mesmo produto duas vezes (uma vez na sua loja virtual e outra no marketplace). Integre um bom OMS à sua operação e evite esses e outros problemas.
04 – Atendimento e pós-venda
No e-commerce brasileiro, só 1 a cada 100 visitantes de uma página de vendas compra. Isso nos leva a perguntar, o que acontece com os outros 99? Bem, boa parte deles sai sem comprar porque não consegue tirar dúvidas.
Por isso, faz bem quem mantém um atendente e-commerce na empresa. Esse profissional deve ser treinado. Ele deve ficar disponível para prestar auxílio ao longo das compras.
Além disso, depois da entrega feita é sempre bom fazer um pós-venda. Nesta ocasião, pergunte ao cliente via e-mail se tudo correu bem. Se possível, faça uma pesquisa do tipo Net Promoter Score.
VENDER EM MARKEPLACES: CRESCENDO DE FORMA GRADATIVA
Como se pode observar, há um processo burocrático para conseguir vender em marketplaces. A dica, então, é iniciar seu negócio em um único marketplace apenas. Parta para novos desafios só depois de adquirir alguma experiência neste primeiro empreendimento.
Otimize sua operação de forma contínua. Como um jogador de xadrez, melhore a posição das suas peças a cada jogada. Logo, a qualquer hora, esse acúmulo de melhorias o levará a uma situação vencedora. Aí, então, todo o seu trabalho terá valido a pena.
Assim que puder clique também em “Marketplace de nicho” e leia um post complementar.