O comércio eletrônico cresce sem parar em tamanho e qualidade há mais de 20 anos e hoje, mais do que nunca, cada vez mais pessoas, empreendedores(as) como você, estão tentando saber como vender coisas pela internet.
Quando menciono “coisas” estou querendo dizer desde brinquedos e presentes a até automóveis e robôs, passando por produtos das categorias de Moda, Eletrônicos, Eletrodomésticos e muito mais.
Se você é uma dessas pessoas que estão procurando um guia sobre o assunto, então pare de procurar. Você acabou de achar. Neste artigo eu vou lhe mostrar como montar um mix de produtos, fazer um planejamento, abrir uma empresa e desenvolver sua loja virtual. Uma loja virtual onde você poderá vender qualquer coisa que desejar. Confira!
COMO VENDER COISAS PELAS INTERNET: COMECE CRIANDO UM MIX DE PRODUTOS
O que você deseja vender? Definir qual será o seu mix de produtos é o passo inicial para começar a construir o seu negócio online. Sendo assim, a sua primeira lição será definir uma categoria de produtos e um nicho para atuar.
Como assim um nicho? Bem, pense no mercado como uma sala. Essa sala tem armários, que são os segmentos. Esses armários possuem gavetas, que são os nichos. Assim, no mercado podemos encontrar o “armário” ou segmento/categoria de Moda e dentro dele temos várias “gavetas” ou nichos como os de Moda Praia, Moda Evangélica, Moda Fitness, Moda Geek, etc.
Cada categoria tem os seus nichos. E alguns nichos têm nichos dentro deles. Por exemplo, dentro de Moda Praia temos o nicho Moda Surf. Seja como for, observe bem a categoria em que pretende atuar e encontre o seu nicho, que é aquele que você tem maior conhecimento e disponibilidade para trabalhar e desenvolver.
Uma vez escolhido o nicho, defina o seu mix de produtos. Pense em quais produtos poderá vender para o público do nicho escolhido. Seu mix poderá ser, por exemplo:
Extenso:
Várias famílias de produtos, cada qual com muitos produtos.
Encurtado:
Várias famílias, cada qual com poucos produtos.
Profundo:
Uma família com muitos produtos.
Raso:
Uma família com poucos produtos.
Raso e na tendência:
Grupo com poucos produtos que estão na moda.
Profundo e sazonal:
Grupo com muitos produtos para uma época do ano.
Encurtado com compra frequente:
Famílias de produtos muito comprados.
Há sites de e-commerce que vendem apenas um produto. Outros, porém, trabalham com milhares, são os chamados “Long tail”. Existem também os que atuam no meio termo, isto é, com nem muitos nem poucos produtos. Defina o que é melhor para você.
- Assim que puder clique também em “Mix de produtos” e leia um post complementar.
COMO VENDER COISAS PELA INTERNET: INTERFACES PARA COMÉRCIO ELETRÔNICO
Logo depois de definir seu mix de produtos, comece a pesquisar qual poderá ser a melhor interface de comércio eletrônico para o seu projeto. Existem várias interfaces de vendas na internet, por exemplo:
Loja virtual:
Site e-commerce com homepage, páginas de categorias, páginas de vendas com botão “comprar”. Uma loja virtual também tem carrinho de compras virtual, painel minha conta, sistema de checkout e vários meios de pagamento e entrega.
- Leia também: “Como vender relógios pela internet“
Mobile First:
Trata-se de uma loja virtual voltada para as telas pequenas das tecnologias móveis. Hoje, a maioria das lojas virtuais é responsiva, isto é, se adapta aos diversos tamanhos de telas. Todavia, o foco principal de uma Mobile First é o smartphone e o tablet.
Marketplace:
Shopping online onde várias empresas vendem produtos e serviços para consumidores por meio de uma tecnologia chamada “Split de pagamento”. É possível ser um(a) seller dentro de um marketplace de terceiros ou ser o(a) dono(a) do marketplace.
Multi loja:
Uma multi loja é composta por várias frentes de lojas virtuais, cada qual com uma marca e nome diferente, porém do mesmo(a) dono(a) e com uma gestão centralizada. Se você pretende vender produtos de categorias e nichos diferentes essa pode ser uma solução.
Landing page:
Página única construída com argumentos de vendas altamente persuasivos. A ideia é vender um produto com alto valor agregado pelo maior preço possível. Os argumentos geralmente obedecem aos princípios de persuasão de Cialdini e Neuromarketing.
Squeeze page:
Assim como uma landing page, uma squeeze page possui argumentos persuasivos. Entretanto, a ideia aqui não é vender imediatamente um produto. O ponto chave é capturar o endereço eletrônico do consumidor e tentar vender algo para ele posteriormente via E-mail Marketing.
Hotsite:
Hotsite é um site e-commerce que serve para comercializar apenas um produto ou serviço. Ele geralmente possui uma página inicial, outra de apresentação do item à venda, mais uma para cases, entre outras, além da página de contato.
- Leia também: “Como montar uma marcenaria online“
Pois bem, se você está pensando em como vender coisas pela internet, considere usar uma dessas interfaces. Para fazê-lo será necessário contratar uma plataforma e-commerce. Com ela você poderá criar e gerenciar seu negócio online. A melhor plataforma e-commerce é certamente aquela que lhe permite trabalhar com todas essas interfaces simultaneamente.
COMO VENDER COISAS PELA INTERNET: ESBOÇANDO COM BUSINESS MODEL CANVAS
Muito bem, se você já sabe o que vender e em qual canal online, então chegou a hora de esboçar isso de forma visual. Sugiro para tanto o uso do Business Model Canvas (vide imagem) teorizado no livro “Inovação em Modelos de Negócios” de Alexander Osterwalder.
O Canvas é um quadro no qual você estipula as linhas gerais para os seguintes elementos:
01 – Propostas de valor:
São os produtos, serviços e soluções que você pretende oferecer aos consumidores.
02 – Segmentos de clientes:
É seu público-alvo, o qual consome produtos daquele nicho que você escolheu para atuar.
03 – Relacionamento com o consumidor:
É o modo (abordagem) com que levará as propostas de valor aos consumidores.
04 – Canais de distribuição:
São os meios com os quais se comunicará e levará suas propostas de valor aos consumidores.
05 – Atividades-chave:
É o conjunto de ações essenciais, sem as quais seu negócio não funciona.
06 – Recursos-chave:
São os elementos com os quais você desenvolve suas atividades-chave.
07 – Parceiros-chave:
Se refere às pessoas e organizações que lhe ajudarão a executar suas atividades-chave.
08 – Fontes de receita:
São os principais meios de faturamento do seu negócio.
09 – Estrutura de custos:
São seus custos de produção, entrega, manutenção, etc.
Ao transformar seu negócio em um esboço visual ficará muito mais fácil para você criar seu planejamento oficial. Esse planejamento oficial, por sua vez, deve ser feito por meio de um documento chamado Plano de Negócios, assunto do próximo tópico. Leia em seguida!
COMO VENDER COISAS PELA INTERNET: PLANEJANDO COM PLANO DE NEGÓCIOS
De acordo com o SEBRAE, o ato de planejar proporciona mais longevidade às empresas. Quem planeja acaba conhecendo mais o mercado, o nicho em que está atuando, consegue desse modo se livrar dos perrengues com mais facilidade e alcançar um crescimento sustentável.
Por isso, você que está tentando saber como vender coisas pela internet deve realizar um planejamento oficial. Faça isso por meio do Plano de Negócios, um documento com o qual é possível descrever, prever e organizar itens como:
01 – Sumário executivo:
Faça um resumo do seu negócio. Descreva, por exemplo, o nome, o logotipo e sua Cultura Organizacional (Missão, Visão e Valores). Apresente seus setores de atividades, sua forma jurídica, seu capital social, enquadramento tributário e por aí vai.
02 – Análise de mercado:
Crie um estudo acerca dos seus clientes. Desenvolva buyer personas. Faça também uma pesquisa acerca dos seus concorrentes. Conheça os pontos fortes e fracos deles. Crie uma lista de potenciais fornecedores e analise-os um a um.
03 – Plano de Marketing:
Defina quais serão seus principais produtos e serviços, bem como os seus preços. Esclareça como serão suas estratégias promocionais. Apresente sua estrutura de comercialização. Informe quais tipos de Marketing utilizará para divulgar seu negócio na internet.
04 – Plano Operacional:
Torne claro como será o layout da sua sede física e também o layout da sua loja virtual ou outro site de comércio eletrônico que preferir. Explique como será sua produção, seu comércio, sua prestação de serviços. Apresente seus processos operacionais.
05 – Plano Financeiro:
Faça uma estimativa de investimento, faturamento e custos. Use indicadores de viabilidade como os que se referem ao ponto de equilíbrio, lucratividade, rentabilidade e prazo de retorno. Defina, enfim, seu capital de giro.
Ao concluir seu Plano de Negócio, aproveite para construir cenários e dessa forma fazer simulações. Tente compreender como sua empresa lidará com crises econômicas e resultados pessimistas, por exemplo.
E para finalizar, realize uma avaliação estratégica. Use a Matriz F.O.F.A., a qual permite reconhecer suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Bem, com tanto preparo assim, você certamente está no melhor dos caminhos.
COMO VENDER COISAS PELA INTERNET: ABRINDO UMA EMPRESA E-COMMERCE
Não basta planejar, é preciso executar. Para começar a vender coisas pela internet é necessário abrir uma empresa. Só assim você poderá contar com um CNPJ. Um CNPJ possibilita passar notas fiscais, cobrar clientes inadimplentes e comprar com os melhores fornecedores.
Se você já tem uma empresa aberta, então convoque o seu contador para que ele possa adequar o CNAE para e-commerce. É muito importante que as suas atividades sejam enquadradas corretamente, pois isso evitará o malfadado “desvio de finalidade”.
Há várias modalidades de empresas que você poderá abrir. Em cada uma delas há um investimento médio a se fazer para o lançamento de um site e-commerce como uma loja virtual. Observe, por exemplo, essa estimativa:
- E-commerce MEI: requer investimento de R$ 1 mil a R$ 5 mil para criar loja virtual;
- Micro empresa: investimento de R$ 5 mil a R$ 50 mil;
- Pequena e Média Empresa: investimento de R$ 50 mil a R$ 500 mil;
- Empresa de grande porte: investimento acima de R$ 500 mil.
Agora, então, é com você. Qual o tamanho do negócio que está tentando montar? Ele é um MEI, micro empresa, pequena / média empresa ou empresa de grande porte? Vale lembrar, essa é uma coisa que precisa ser definida quando estiver na etapa do Plano de Negócios.
COMO VENDER COISAS PELA INTERNET: DESENVOLVENDO SUA INTERFACE DE COMÉRCIO
Uma vez definidas as questões burocráticas de planejamento e abertura de empresa, é chegado o momento de desenvolver seu site e-commerce. Seja ele uma loja virtual, multi loja, marketplace ou outro, você precisará de uma plataforma e-commerce.
- Leia também o nosso artigo “deco.cx para e-commerce” e conheça um construtor de lojas virtuais para comerciantes que não gostam de perder tempo!
Uma plataforma e-commerce é um sistema com o qual é possível criar e gerenciar sites de comércio eletrônico. Há basicamente três tipos delas, a “proprietário” (código pago), a “open source” (código gratuito) e a SaaS (alugada).
A vantagem da SaaS é que ela é atualizada periodicamente por uma empresa mantenedora, o que não acontece nos demais casos (ou ocorre de forma precária).
Essa atualização é realizada em nuvem. Isso significa que você não precisará ter uma equipe de TI. Assim poderá focar só no e-commerce. São plataformas alugadas do tipo SaaS a VTEX e a Loja Integrada, por exemplo.
Contratando agência e-commerce
Depois de escolher uma plataforma, você precisará contratar uma agência e-commerce para produzir o layout e Design da sua loja online. Aqui com meus botões, um Design original e exclusivo lhe diferenciará dos concorrentes e proporcionará mais destaque ao seu negócio.
Aproveito, enfim, a oportunidade para comentar sobre a agência de e-commerce e-Plus, cuja equipe já desenvolveu mais de 300 lojas virtuais para clientes nacionais e internacionais. No catálogo desta agência estão lojas como as da Utilplast, Sapataria Nova e Sociedade da Mesa, entre outras. Para contar com a nossa parceria clique no botão em seguida e envie-nos a mensagem “Olá, e-Plus” via WhatsApp: