Marketing Personalizado é a coleta e análise de dados de clientes com o objetivo de segmentar públicos distintos e assim comunicar cada um deles de forma mais adequada para gerar mais vendas. É um recurso que sem dúvida pode ser usado no e-commerce.
A título de exemplo, imagine uma cena em uma loja física de moda, na qual um vendedor atende um cliente. O vendedor pergunta qual a preferência do cliente, que responde que gosta de camisas de bandas de rock. No fim, ele acaba comprando uma do Metallica.
Um mês depois, o mesmo cliente entra na loja e o mesmo vendedor o reconhece. O vendedor o chama pelo nome e pergunta se ele curtiu a camisa do Metallica. Além disso, ele diz que já chegaram novos modelos de outras bandas como o Led Zeppelin, The Who e Greta Van Fleet.
O cliente, por sua vez, se sente lisonjeado pelo fato do vendedor ter lembrado o nome e o gosto dele por camisas de rock depois de tanto tempo e em meio a outros milhares de clientes que passam por ali todos os dias. Daí, no impulso, ele compra outra camisa, uma do The Who.
Moral da história, quando você lembra do cliente, este pode se sentir mais valioso. Consequentemente, ele passa a dar muito mais valor à sua loja. Isso, senhoras e senhores leitores do blog da agência e-Plus, é o que se chama Marketing Personalizado.
MARKETING PERSONALIZADO NO E-COMMERCE
Assim como no varejo físico, o Marketing Personalizado pode ser usado no e-commerce. Para tanto, você precisará coletar dados de clientes como fazem os vendedores de lojas físicas. Mas como fazer isso?
Há diversas maneiras de coletar dados de clientes no e-commerce. Uma delas é por meio dos chamados cookies. Na web, um cookie é um pacote de dados que os sites enviam ao navegador de cada usuário para dessa forma “lembrar” de seus dados pessoais.
Os cookies podem armazenar muitos tipos de dados como nome, endereço, telefone e e-mail, por exemplo. Além disso, eles também podem guardar preferências de idiomas, acompanhar o comportamento de um visitante em uma página, administrar espaços publicitários, etc.
Ademais, você também pode fazer perguntas diretamente aos clientes. Por exemplo, depois de uma interação na rede social, de um cadastro na sua loja virtual, de uma compra ou de uma resposta para um e-mail, você pode usar um formulário para fazer uma pergunta simples de cada vez, igual ao vendedor de lojas físicas.
Aliás, se estiver usando uma plataforma de comércio unificado, então poderá fazer essa pesquisa usando vários canais de vendas. A cada nova interação com seu cliente, em qualquer ponto de venda, você pode fazer uma pergunta diferente e registrar as respostas.
Em outras palavras, a conversa pode iniciar na loja virtual após uma venda e depois passar para o e-mail. Adiante, dá para fazer nova pergunta sobre as preferências do cliente quando ele visitar sua loja física, e mais outra nas redes sociais. Isto é, a conversa se torna contínua.
COMO USAR OS DADOS DOS CLIENTES
Se estiver coletando dados continuamente dos seus clientes, então a cada dia que passa você sabe mais sobre eles. Desse modo, torna-se possível oferecer um Marketing Personalizado, que lhe ajudará não apenas a vender mais, mas também a fidelizar pessoas.
É possível usar os dados que coletou de várias formas. Eis, por exemplo, algumas delas:
Remarketing:
Usando cookies, descubra quem é o público que lê um determinado post do seu blog e-commerce e lhe envie conteúdo publicitário equivalente via e-mail ou Remarketing.
Upselling e cross-selling:
Via e-mail ou na própria loja virtual, recomende produtos complementares aos que o cliente comprou ou estiver comprando.
Datas importantes:
Descubra por meio de cookies, perguntas diretas e outros métodos, qual a data de aniversário, dia da profissão e outras datas importantes e recomende produtos personalizados ao cliente.
Notificações:
Notifique os clientes quando o produto preferido deles estiver em promoção na sua loja virtual. Ou lembre o cliente que já é hora de comprar uma nova caixa ou refil.
Enfim, quanto mais você conseguir fazer com que as perguntas e pesquisas que fizer soem como uma conversa entre vendedor e cliente em uma loja física muito melhor será para o seu e-commerce. Além disso, analise bem as respostas para dessa forma conseguir ofertar o produto certo, na hora certa, do jeito certo, para os clientes certos.
Assim que puder clique em “Data Driven Marketing” e saiba como funciona o Marketing Orientado por Dados.