Como usar o Marketing de Performance durante a crise de Covid-19?

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Reveja métricas, reformule mensagens e reduza pontos de atrito para continuar a vender!

Marketing de Performance durante a crise de Covid-19: reveja suas métricas, refaça suas KPIs! Imagem: @ijeab
Marketing de Performance durante a crise de Covid-19: reveja suas métricas, refaça suas KPIs! Imagem: @ijeab

Usar o Marketing de Performance durante a crise de Covid-19 é fundamental sobretudo para entender como as novas situações do comércio e da economia estão influenciando o seu e-commerce e, dessa forma, otimizar suas campanhas de divulgação e melhorar as vendas.

Caso não se lembre, o Marketing de Performance é um recurso do Marketing Digital. Podemos dizer que ele é uma ciência prática cujos profissionais usam dados quantitativos e qualitativos para criar, divulgar, analisar e otimizar as Mídias de Performance.

As Mídias de Performance, por suas vezes, são os anúncios pagos que podem ser veiculados em sites de pesquisas como o Google, Bing e Yahoo. Além disso, eles também são frequentes nas redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter. Seja como for, a produção e publicação desses anúncios são feitas por meio das plataformas Ads.

Principal objetivo do Marketing de Performance

O objetivo extremo do Marketing de Performance é aperfeiçoar os resultados de vendas em curto, médio e longo prazo. No curto prazo, a meta é principalmente o lucro. Já em médio e longo prazo o propósito é a obtenção de cada vez mais leads, clientes e fregueses, além do aumento do Ticket Médio.

O primeiro passo para usar este recurso em prol do seu comércio eletrônico durante a crise de Coronavírus é visualizar e comparar as métricas atuais com as de outros períodos. Enfim, isso é o que você aprenderá a fazer no próximo tópico. Continue lendo!

  • Quando puder clique também em “O que é Marketing de Performance” para ler um post complementar. Conheça, dessa maneira, suas ferramentas, métodos e meios de implementação no seu e-commerce.

MARKETING DE PERFORMANCE DURANTE A CRISE DE COVID-19

Use estratégias de Marketing Digital diferenciadas para divulgar sua empresa em períodos de isolamento social como o provocado pela doença Covid-19
Use estratégias de Marketing Digital diferenciadas para divulgar sua empresa em períodos de isolamento social como o provocado pela doença Covid-19

Para trabalhar com Marketing de Performance durante a crise de Covid-19 você precisa ficar atento às métricas, estabelecer novas KPIs e rever seus anúncios, entre outras providências. Confira, em seguida, algumas dicas simples:

Observe e compare suas métricas

Uma métrica é um parâmetro variável que permite comparar performances. São métricas conhecidas o Número de Visitantes Únicos, a Taxa de Conversão de Leads e a Taxa de Conversão de Vendas, por exemplo.

Existem dezenas, senão centenas de métricas, cujos números você pode visualizar e comparar. Isso pode ser feito a partir da plataforma Ads que estiver usando ou de uma plataforma analítica integrada como o Google Analytics. Além disso, use também os dados dos seus sistemas ERP, CRM, OMS, etc.

Pois bem, escolha uma métrica e compare os números deste mês com os do mês passado ou com os do mesmo período do ano anterior. Com efeito, observe se os números melhoraram ou pioraram. Faça conexões com outras métricas. Veja como elas influenciam umas as outras. Ao fazer isso você poderá compreender a situação atual do seu e-commerce. Assim, você conseguirá tomar decisões melhores, as quais otimizarão seus resultados.

Crie novas KPIs

Além de rever as métricas, estabeleça novas KPIs. Imagem: @stories @freepik
Além de rever as métricas, estabeleça novas KPIs. Imagem: @stories @freepik

A crise de Covid-19 mudou completamente o cenário do varejo online e offline, o que requer uma revisão das Key Performance Indicators (KPI). Para recordar, uma KPI é nada mais do que um número que deve ser superado ou “batido” e um período de tempo. Ou seja, é uma meta.

Cada métrica (vide tópico anterior) deve ser acompanhada de uma KPI. Você pode estipular uma KPI diária, outra semanal, outra mensal e até uma anual para cada métrica. Se você ainda não fez isso, então faça agora.

Por outro lado, quem já tinha KPIs prontas, agora só precisa revisá-las em todos os períodos. Você deve estabelecer metas mais altas ou mais baixas conforme a demanda do seu setor de atividades. Estabeleça KPIs humanamente possíveis de superar ou, se preferir, crie KPIs utópicas. Acesse o nosso post “Vendas no e-commerce: como estipular metas adequadamente” e obtenha dicas para fazer isso.

Reveja as mensagens dos seus anúncios pagos

Depois de comparar métricas e criar novas KPIs é hora de revisar cada um dos seus anúncios. Por exemplo, anúncios que outrora pediam para que os consumidores visitassem seu restaurante ou mercado talvez não funcionem em períodos de quarentena. Você precisa substituí-los por anúncios que deixam claro que os consumidores poderão comprar online e receber em casa ou buscar no estacionamento ou porta da sua loja física.

Em outras palavras, verifique em cada anúncio se a mensagem é ou não apropriada para o atual cenário. Mude a informação das mensagens inapropriadas, teste os resultados com públicos pequenos e otimize o que for necessário antes de veicular para grandes públicos.

Marketing de Performance durante a crise de Covid-19: refaça seus anúncios. Elimine sobretudo as mensagens inapropriadas para os períodos de quarentena e isolamento social. Imagem: @photoroyalty
Marketing de Performance durante a crise de Covid-19: refaça seus anúncios. Elimine sobretudo as mensagens inapropriadas para os períodos de quarentena e isolamento social. Imagem: @photoroyalty

Informe como sua empresa está atendendo

Os anúncios e suas respectivas páginas receptivas devem informar como está sendo realizado o atendimento do seu e-commerce. Explique, por exemplo, em quais horários as compras e entregas estão sendo feitas. Revele qual o tempo médio para entregas, quais os canais para tirar dúvidas, falar com atendentes, etc.

Elimine atritos de vendas

As categorias de Higiene, Saúde e Limpeza fortalecem-se no decorrer da crise de Covid-19. As vendas aumentaram e os varejistas desses setores estão indo de vento em popa. Todavia, outros setores como os de Turismo, Moda e Eletrônicos sofrem com quedas no comércio.

Nestes setores onde há grande queda nas vendas é imprescindível que os anúncios eliminem atritos como frete alto. Ademais, retiradas de produtos dentro de lojas lotadas e atendimentos presenciais também não são boa ideia para o momento.

Os anúncios precisam esclarecer que você está concedendo frete grátis para todas as compras ou para compras acima de um determinado valor. Isto é, algo mais em conta do que o praticado antes da crise.

Estabeleça que os produtos comprados poderão ser recebidos em casa ou retirados na porta de uma de suas lojas físicas. Mostre que o cliente não precisará enfrentar filas e nem aglomerações.

Se você trabalha com Turismo, exponha como sua agência está tirando dúvidas sobre pacotes de viagens. Cite telefones, e-mails, aplicativos e canais de atendimento online, etc.

Canais de relacionamento humano

Crie anúncios que exponham se a sua empresa está atendendo via WhatsApp, Skype ou outro aplicativo online. Revele se está atendendo via telefone. Mostre que as pessoas podem tirar dúvidas sobre produtos e serviços à distância. Neste período de quarentena, prefira trabalhar com atenciosos atendentes humanos ao invés da fria e automatizada inteligência artificial.

WhatsApp Business pode ser usado com o objetivo de aumentar a conversão de vendas no comércio eletrônico
WhatsApp Business pode ser usado com o objetivo de aumentar a conversão de vendas no comércio eletrônico

MARKETING DE PERFORMANCE CONTRA A CRISE DE COVID-19: NO QUE SE CONCENTRAR AGORA?

No Marketing de Performance, o normal é investir um pouco em anúncios que geram vendas imediatas. Ao mesmo tempo, investe-se também em anúncios que geram leads e fregueses fidelizados. Estes últimos são trabalhados durante um longo tempo via E-mail Marketing com o chamado Marketing de Relacionamento.

Entretanto, nem todo mundo tem recursos financeiros para focar nas vendas imediatas simultaneamente à nutrição de leads em longo prazo no atual momento de crise de Coronavírus. Se este é o caso da sua empresa, então a dica é focar nas vendas imediatas por ora e deixar os leads para o futuro. Certo?