Machine Learning (Aprendizado da Máquina, em português) é o termo que define a capacidade que um software possui de aprender a partir dos comportamentos e ações dos usuários e oferecer respostas para dadas ações.
Para o cientista da computação estadunidense Arthur Lee Samuel (1901-1990), que cunhou o termo em 1959, “[Machine Learning] é o campo de estudo que dá aos computadores a habilidade aprender sem serem explicitamente programados”.
Aprender sem ser explicitamente programado é o que basicamente faz hoje em dia o software de buscas do Google, o qual é capaz de selecionar conteúdos e oferece-los em uma “bandeja”, na medida certa, para quem pesquisa.
Nesse contexto, para que possa usar a Machine Learning do Google e tornar a sua loja virtual relevante para os seus consumidores, você deve levar em conta os seguintes tópicos na hora de produzir conteúdo:
– Cada consumidor está em uma onda diferente:
Conforme publiquei no artigo “A relação da Jornada de Compra do consumidor com sua loja virtual”, cada consumidor possui desejos diferentes. Alguns estão em uma fase de conscientização sobre um produto, outros estão nas etapas de ponderação, decisão, filiação e fidelização. Por isso, produza conteúdo compatível com cada uma dessas facetas dos seus consumidores.
– Atente-se aos conteúdos SEO e Adwords:
A Machine Learning do Google funciona tanto para os conteúdos dos links patrocinados lançados diretamente nas páginas de buscas e parceiros do Google quanto para os conteúdos SEO veiculados a partir do seu blog e-commerce e indexados pelo referido buscador. Sendo assim, a produção do seu conteúdo deve ser otimizada para os dois canais, sempre com base nas etapas da Jornada de Compra.
Em teoria, quanto mais completos forem os conteúdos da sua loja virtual como um todo, mais relevância a Machine Learning do Google verá neles e, por isso, os selecionará para apresentar para os consumidores que realizarem pesquisas no motor de buscas.