Desde 2015 o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mantém online uma página com uma ferramenta de inteligência que visa testar a eficácia de um negócio online como o seu.
Trata-se de uma ferramenta gratuita de uso muito simples, prático e ágil. Basta que você acesse o site “Fatores-chave de sucesso no e-commerce” e responda 10 questões que possuem 4 alternativas cada, as quais correspondem aos 10 fatores-chave de sucesso (que serão analisados), são eles:
• Segmentação
• Promoção
• Marketing de relacionamento
• Mobilidade
• Tempo de carregamento
• Otimização de buscas
• Preço
• Prazo
• Métricas
• Comunicação visual
Ao terminar de responder, você insere seu e-mail, telefone, nome, link da loja virtual, sigla do estado onde você empreende, cidade, clica sobre a alternativa “sim” ou “não” para a pergunta “Você já foi atendido (a) pelo Sebrae em cursos ou consultorias?” e, finalmente, pressiona o botão “Submit” para enviar tudo ao Sebrae.
Em até cinco dias depois que as respostas são enviadas (segundo matéria “Ferramenta de inteligência indica potencial de sucesso de e-commerce” publicada pelo portal “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”), o Sebrae lhe envia um parecer/relatório com os seguintes dados:
• Gráfico de desempenho com indicadores para cada fator de sucesso
• Nível de competitividade com nota que vai de 0 a 100
• Resultado de análise Swot
• Dicas, recomendações e conselhos para otimização do seu e-commerce
Por falar em otimizar, leia também o artigo “5 tarefas SEO que você deve realizar em sua loja virtual quinzenalmente” publicado aqui no blog da agência de Marketing Digital E-plus e tenha acesso a outras ferramentas e dicas que vão lhe ajudar a dar aquele plus que o seu e-commerce precisa.