Conteúdo e-commerce são os textos, imagens, áudios e vídeos publicitários que você publica em redes sociais, site corporativo, loja virtual, blogue da empresa, sites e blogues de terceiros (guest posts), links patrocinados e em materiais impressos em geral, com o objetivo de expor e tentar vender os seus produtos e serviços.
Como você pode observar, a manutenção de uma loja virtual requer grande quantidade de conteúdo, o que em muitos casos gera uma desorganização na hora de produzi-lo e publica-lo.
A desorganização, por sua vez, faz com que se perca tempo e dinheiro. Um exemplo desse desperdício acontece quando você cria um conteúdo enorme e complexo, gasta muito com isso, mas não obtém os resultados que imaginou.
Para evitar esse tipo de problema, convém testar o seu conteúdo gradativamente por meio de protótipos, como nos ensina Alex Osterwalder no livro “Value propositon design”:
“Normalmente, ao começar a explorar novas ideias, você se vê num espaço de incerteza máxima, sem saber se as ideias vão funcionar. O fato de aprimorá-las num Plano de Negócios não aumentará a probabilidade de serem bem-sucedidas. O melhor para aprender é testá-las com experimentos baratos e, de forma sistemática, reduzir a incerteza. Em seguida, aumente os gastos com experimentos, protótipos e pilotos, com uma certeza cada vez maior.”
– Osterwalder –
Neste trecho, Osterwalder aborda o que fazer para testar as propostas de valor de um produto, dica que nós aproveitaremos e adaptaremos para a criação e publicação de conteúdo e-commerce. Com base nela, criei um passo a passo para você testar seus textos, imagens, áudios e vídeos curtos de formas baratas e desenvolver sua produção gradativamente até as peças publicitárias mais caras. Confira:
– Comece pelo básico
Antes de criar um vídeo longo, um texto extenso ou uma grande peça de publicidade, teste a ideia de conteúdo com um post simples no Twitter, Facebook ou outra rede social.
Selecione os posts mais atrativos para seu público-alvo. Contabilize as curtidas, compartilhamentos, comentários, aumento de seguidores, aumento de leads, suspects, prospects, clientes e fregueses que os posts geram. Descarte os posts ruins. Separe os melhores e produza conteúdos maiores sobre eles, como demonstro a seguir.
– Avance para o moderado
Desenvolva aqueles posts mais relevantes que você testou nas redes sociais (vide tópico anterior). Isto é, com base neles, crie artigos maiores, mais detalhados e publique-os no seu blog e-commerce e nos blogs de terceiros (guest blogging).
– Suba mais um nível
Com base nos conteúdos que já passaram pelo seus testes de audiência e conversão de vendas nas redes sociais e nos blogues, crie uma campanha de links patrocinados que destinem as pessoas para landing pages bem persuasivas.
– Vá um pouco mais além
Produza vídeos profissionais sobre este tema que, agora, você já sabe que o seu público adora. Melhore o conteúdo, inclua novidades. Crie e lance um vídeo por vez. Faça melhorias a cada edição.
– Combine mídias
Use os conteúdos já testados para fazer combos como “link patrocinado + vídeo + landing page”, “post no blog + promoção na loja virtual”. Misture as mídias e atinja diversas faixas do seu público, além de públicos contíguos.
– Nada é impossível
Pegue o seu conteúdo testado, que você agora tem certeza que vai gerar audiência e vendas, e crie uma campanha de alto impacto. Faça, por exemplo, um comercial para TV ou rádio, um outdoor, uma campanha de links patrocinados para e-commerce maior e mais intensa, uma arte para jornal e/ou revista, panfletos impressos, etc. Se funcionar bem, continue progredindo, isto é, crie combos grandiosos. Extrapole!
Dê o seu jeito! Mas, enfim, a ideia é partir do simples e barato até chegar ao complexo e caro, mas que você sabe que vai lhe dar muito retorno, pois os testes que tem feito desde a base lhe demonstram que “o sucesso é garantido!”.