Como se preparar para o e-commerce?

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Três tipos de cursos para quem quer trabalhar com lojas virtuais

administrador-ecommerce

De vento em popa, o comércio eletrônico é um dos setores que mais avança na economia brasileira. Só no primeiro semestre de 2015 foram 16% de crescimento.Isso sem falar que, em eventostipo“Black Friday”, lojas virtuais como a Bomba Shopping, por exemplo, chegam a vender 10 vezes mais. Diante desses fatos, eu acho que você também deve entrar nessa festa e abrir uma loja virtual. Mas como se preparar para o e-commerce?

A melhor maneira de se preparar para o e-commerce é realizar treinamentos, os quais podem ser online e/ou presenciais. A seguir, apresento algumas opções para você começar a estudar:

– Cursos livres de e-commerce

São treinamentos rápidos, nos quais você aprenderá o básico sobre o comércio eletrônico. Como há vários temas, é possível realizar um curso que aborde o assunto do empreendedorismo e-commerce hoje e outro sobre administração e-commerce amanhã, por exemplo. Fica a seu critério.

Há muitas instituições que oferecem cursos livres sobre o tema, tais como o Senac, a Belas Artes e a ComSchool. Aliás, a agência de Marketing Digital E-Plus oferece 25% de desconto para qualquer curso e-commerce da ComSchool. Aproveite!

– Cursos de graduação em e-commerce

Mais abrangente do que os cursos livres, a graduação e-commerce pode se estender por vários anos e proporcionar um conhecimento mais profundo sobre o ramo.

Durante uma graduação, você poderá aprender temas diversos como empreendedorismo, administração, design, usabilidade e plataformas e-commerces, entre outros.

No entanto, ainda não há no Brasil um curso de graduação e-commerce, ao passo que você terá que se inscrever em uma universidade estrangeira como a University of Kentucky ou a Illinois Instituteof Technology, entre outras, para fazê-lo.

– Cursos de pós-graduação em e-commerce

Ideal para quem já concluiu uma graduação em basicamente qualquer área, a pós-graduação e-commerce proporciona os conhecimentos necessários para quem não é do ramo e aperfeiçoa o saber de quem já é.

Diferentemente das graduações, as pós-graduações são comuns nas instituições de ensino brasileiras. Na pós-graduação ComShool, por exemplo, você aprende dezenas de temas, tais como:

– Empreendedorismo digital

– Gerenciamento de projetos digitais

– Formação de preço

– Comportamento do consumidor na internet

– Atendimento ao cliente

– Gestão de estoques e muito mais!

O mais importante neste ramo é não parar de estudar, pois as tecnologias e os processos de trabalho mudam rapidamente e, se você parar no tempo, os seus concorrentes poderão deixá-lo para trás.