Black Friday (Sexta-feira Negra) é um evento inventado pelos norte-americanos na década de 1990 (que tem esse nome porque ocorre sempre na última sexta-feira do mês de novembro, após o Dia de Ação de Graças), no qual os varejistas de lojas físicas e virtuais comercializam produtos com descontos de até 80%.
No Brasil, a Black Friday ocorre desde 2010 preponderantemente no varejo online. Com quebras de recordes de vendas ano após anos, esse evento fechou em 2015 com os seguinte números:
• 3.122.843 pedidos
• R$ 1,5 bilhão em vendas
• R$ 492,00 de ticket médio
No mesmo ano, a loja virtual Bomba Shopping desenvolvida pela agência de Marketing Digital E-Plus por meio da plataforma e-commerce Vtex teve desempenho notável, confira:
• Loja virtual aumenta em mais de 10 vezes as vendas na Black Friday 2015
Em 2016, o evento promete ser bem maior e bem mais lucrativo. De acordo com estatísticas divulgadas pelo relatório Webshoppers 34, o primeiro semestre deste ano contou com 23,1 milhões de consumidores ativos somente em lojas virtuais (sem contar o comércio físico), quase 6 milhões a mais do que no mesmo período do ano anterior.
Sendo assim, convém a você empreendedor se preparar para este evento que fica mais forte a cada edição e parece não ter limites de crescimento. Aqui vão, portanto, algumas dicas que poderão lhe ajudar nessa trajetória:
• Crie uma squeeze page
Uma squeeze page lhe permitirá capturar e-mails de consumidores e lhes enviar propagandas de promoções de produtos via e-mail. O ideal é mantê-la ativa o ano inteiro. A título de exemplo, observe a squeeze page do site e-commerce Submarino.
• Layout promocional
Durante a Black Friday, o Design da loja virtual não pode ser o mesmo usado no restante do ano. É preciso criar com um layout personalizado (sem perder os aspectos da cultura organizacional). Nessa hora é importante contar com o trabalho de um bom programador Front-end.
• Mobile Commerce
O relatório Webshoppers 34 nos dá a conhecer que 18,8% das transações comerciais do varejo online no primeiro semestre de 2016 foram feitas via dispositivos móveis. Esse é um dado que você empreendedor não pode ignorar. Se já não tiver, pense em ter uma loja virtual em formato aplicativo, mobile site e/ou mobile first. Crie ações de Marketing para divulga-los.
• Comunicação
Seja no e-commerce ou no m-commerce, é fundamental avisar antes que a sua loja virtual vai oferecer descontos na Black Friday 2016. Você pode comunicar as pessoas por meio das suas fanpages, anúncios e, para ser mais abrangente, por meio de um serviço de assessoria de imprensa, que irá divulgar seu negócio na imprensa impressa e online.
• Segurança e credibilidade
Sua divulgação não vai adiantar nada se você não conseguir fazer com que a sua loja virtual passe confiança e credibilidade aos consumidores. Uma das formas de se obter isso é por meio da ativação de selos e certificações para lojas virtuais, tais como o Selo Black Friday Legal.
Dado o tamanho e a importância do evento, você também poderá começar a se preparar para a sua versão 2017 (ano que vem) por meio de algumas intervenções como:
• Escolha a plataforma certa
Opte por uma plataforma e-commerce capaz de otimizar os 4 pilares do e-commerce, o que lhe ajudará a obter mais lucro com menos esforço. Se você ainda não usa uma plataforma assim, pense em migrar para uma o quanto antes.
• Marketplace
Seja como Seller ou como Marketplace, você precisará de uma boa reputação para se dar bem nesse negócio, o que só é possível depois de um longo tempo de atuação. Por isso, entrar para um Marketplace agora pode não ser tão vantajoso em 2016, mas pode ser uma boa aposta para 2017, 2018 e além.
No mais, fique atento à logística e-commerce e ao pós-venda. Se essas duas atividades forem bem feitas, você terá meio caminho andado para a fidelização dos seus consumidores, o que garantirá que eles tenha um longo ciclo de vida em sua loja virtual.