Um dos problemas mais comuns em lojas virtuais como a sua é o abandono de carrinho, o qual ocorre quando um consumidor seleciona diversos produtos, mas quando chega a hora de fechar o negócio e fazer o pagamento ele desiste. Qual seria o motivo dessa renúncia repentina à compra?
Recentemente, o estudo “E-commerce Trends 2017” da Rock Content, demonstrou que os principais motivos para o abandono de carrinho são:
1. Frete muito alto (73,8%)
2. Refletir sobre a necessidade da compra (55,8%)
3. O prazo de entrega muito demorado (43,5%)
Como você pode observar, quase 56% das pessoas que responderam à pesquisa disseram que já abandonaram um carrinho em um site e-commerce depois de refletirem sobre a necessidade da compra. É um número bastante alto, você concorda?
Imagine quanto a sua loja virtual faturaria anualmente se esses 56% de consumidores finalizassem a compra ao invés de abandonarem o carrinho. Imagine, ainda, quanto você terá que gastar em Remarketing para tentar fazer com que essas pessoas fechem definitivamente a compra. Felizmente, há uma solução melhor para esses casos, a qual apresentarei a seguir.
A plataforma e-commerce Vtex possui um recurso chamado SmartCheckout®, que viabiliza a compra por impulso. Com esse sistema, uma compra pode ser finalizada em menos de 30 segundos, o que não dá muito tempo para o consumidor ficar pensando se deve ou não comprar.
Com o SmartCheckout®, a partir da segunda compra o consumidor só precisa inserir um e-mail (não é necessário senha) para fazer o checkout, o que reduz a burocracia, o tempo de atendimento e o tempo de reflexão e, consequentemente, diminui o abandono de carrinho e aumenta a conversão de vendas.
Curiosamente, uma pesquisa auditada pelo Google Analytics com 25 lojas que migraram de outras plataformas para a Vtex demonstrou que a taxa de conversão destas aumentou em 56,7%. Esse número é só uma coincidência, mas não deixa de ser um resultado expressivo. Leia mais sobre isso no post “Vtex otimiza os 4 pilares do e-commerce”.
Por fim, além de facilitar a compra por impulso, o SmartCheckout® possui certificação PCI Compliant, que garante que os dados dos consumidores e dos seus cartões de créditos estarão totalmente seguros (mais seguros do que com os métodos mais antigos de checkout).