Como reconhecer palavras-chave com intenção de compra no e-commerce

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Aprenda a usar esse conhecimento em SEO e em links patrocinados para e-commerce

Encontre as palavras-chave que expressam intenção de compra e as insira nas suas campanhas de SEO e links patrocinados para e-commerce

Encontre as palavras-chave que expressam intenção de compra e as insira nas suas campanhas de SEO e links patrocinados para e-commerce

Palavras-chave são as palavras, termos ou frases que os internautas digitam em motores de buscas como o Google, Bing e Yahoo, entre outros, quando querem pesquisar alguma coisa. No e-commerce, elas são fundamentais para a criação de campanhas de SEO e de links patrocinados.

Tal como já abordei no artigo “Quais as 3 intenções dos consumidores da sua loja virtual”, há basicamente 3 tipos de pesquisas que os consumidores internautas gostam de fazer, são elas:

• As pesquisas “head tail”:

Que focam um tema (que se refere a um conjunto de produtos) de forma genérica, para fins de reconhecimento.

• As pesquisas “short tail”:

Que focam marcas e produtos de forma mais abrangente, para fins de comparação.

• As pesquisas “long tail”:

Que focam um produto e uma marca de forma mais específica, para fins de efetivação de compra.

Neste artigo, focaremos nas long tail.

Como reconhecer palavras-chave “long tail” (que expressam intenção de compra no e-commerce)?

Em geral, as palavras-chave que revelam que o consumidor que as está pesquisando tem a intenção de efetivar uma compra contam com:

• Especificidade, isto é, os consumidores digitam o nome, a marca e algumas características de um produto específico (exemplo: “tv samsung 4k 50 polegadas);

• Termos extras relacionados a compras como “cupom”, “desconto”, etc., são embutidos na palavra-chave (exemplo: “monitor lg ultrawide desconto”);

• A palavra “comprar” é embutida na palavra-chave (exemplo: “comprar arma airsoft colt pyton”);

• A palavra “preço” é embutida na palavra-chave (exemplo: “preço tênis asics gel nimbus).

Os consumidores que realizam pesquisas desta forma frequentemente estão naquele estágio do Funil de Vendas em que estão aptos a comprar, isto é, eles já foram meros visitantes da sua loja virtual, se tornaram leads, foram transformados em prospects e agora estão prestes a serem convertidos em clientes. Você administrador de loja virtual só tem que dar aquele empurrãozinho para isso ocorrer. Aprenda mais sobre isso no artigo “Funil de Vendas para e-commerces”.

Como usar as palavras-chave long tail nas campanhas de SEO e de links patrocinados

O primeiro passo para usar as palavras-chave long tail nas campanhas de SEO e links patrocinados para e-commerce é descobrir quais termos do tipo (que se referem aos produtos que você vende) são mais procurados na web.

Para tanto, você poderá utilizar recursos como o Google Keyword Planner e o Ubersuggest, os quais são capazes de listar as palavras-chave mais recomendadas para o seu negócio.

Use esses recursos para elaborar uma lista com as palavras-chave long tail mais promissoras e as insira em suas campanhas de links patrocinados e no meio dos artigos do seu blog e-commerce, das páginas de produtos e de categorias de produtos da sua loja virtual.

Conclusão

Pesquise quais palavras-chave long tail são mais procuradas no seu tipo de negócio e as insira nas páginas do seu blog e-commerce e loja virtual.

Ao proceder assim você terá mais chances de vender, pois estará oferecendo exatamente o que querem os consumidores que estão na etapa de conversão de prospect em cliente do seu Funil de Vendas, isto é, que estão com intenção de comprar.