Desenvolvido pela empresa Google, o Trends é um sistema de gráficos de frequência de buscas de palavras-chave que está permanentemente e gratuitamente disponível online para os internautas que quiserem utilizá-lo.
Os gráficos do Trends apresentam dados como:
– Interesse das pessoas (com o passar do tempo) por um termo-chave
– Interesse regional por um termo-chave
– Interesse por termos-chave relacionados ao termo pesquisado
– Previsões e tendências de crescimento na procura de um termo-chave
– Comparativos de interesse entre termos-chave relacionados ou não
Ao acessar o Trends, você poderá usar o menu horizontal superior para fazer pesquisas de tendências de palavras-chave por meio dos seguintes parâmetros:
– Região: selecione um país ou todo o mundo
– Época: escolha um ano, mês, dia ou período específico
– Categorias: determine um segmento
– Locais: especifique se a busca deve ser no Search, Shopping, Image, etc.
Google Trends para e-commerce na prática
Imaginando uma loja virtual de relógios, fiz uma busca pelas seguintes palavras-chave no Trends:
1. “Relógio”
2. “Relógio feminino”
3. “Relógio masculino”
4. “Relógio inteligente”
Observe, agora, a quantidade de informações que descobri sobre esse tema:
– O termo-chave número 1 é e sempre foi o mais procurado (entre os 4 termos pesquisados) e apresenta uma tendência de crescimento no último ano (veja a linha azul):
– Como restringi minha pesquisa ao Brasil descobri que a maior parte das buscas sobre os termos “Relógio” e “Relógio feminino” partem do estado do Rio de Janeiro, enquanto o termo “Relógio Masculino” é mais procurado no Distrito Federal. Já a palavra-chave “Relógio inteligente” só tem sido buscada em São Paulo. Confira:
– Eu também descobri várias palavras-chave relacionadas. Eis algumas delas:
– E, além das palavras-chave relacionadas, encontrei outras que estão com tendências de crescimento. Observe:
Onde e como usar o Trends no e-commerce?
Esses dados coletados a partir do Trends podem ser usados por você para criar campanhas de links patrocinados para e-commerce com foco em determinadas regiões onde as buscas sobre o termo-chave são mais frequentes.
Além disso, é possível prever quais são as tendências de procura por determinados produtos nos anos seguintes e assim, analisar se é aconselhável abrir ou não um e-commerce com foco em um determinado nicho.
Você também pode usar esses dados para criar um mix de produtos bem atraente, conforme as tendências, para a sua loja virtual e, assim, vender mais e ter mais sucesso em médio e longo prazo.
Ao se antecipar frente as tendências de consumo com o Trends, você pode se preparar melhor, obter resultados mais interessantes, abocanhar uma fatia maior do mercado e crescer mais.