Como prever tendências e-commerce com o Google Trends

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Saiba o que as pessoas vão querer e antecipe-se!

Como prever tendências e-commerce com o Google Trends

Desenvolvido pela empresa Google, o Trends é um sistema de gráficos de frequência de buscas de palavras-chave que está permanentemente e gratuitamente disponível online para os internautas que quiserem utilizá-lo.

Os gráficos do Trends apresentam dados como:

– Interesse das pessoas (com o passar do tempo) por um termo-chave

– Interesse regional por um termo-chave

– Interesse por termos-chave relacionados ao termo pesquisado

– Previsões e tendências de crescimento na procura de um termo-chave

– Comparativos de interesse entre termos-chave relacionados ou não

Ao acessar o Trends, você poderá usar o menu horizontal superior para fazer pesquisas de tendências de palavras-chave por meio dos seguintes parâmetros:

– Região: selecione um país ou todo o mundo

– Época: escolha um ano, mês, dia ou período específico

– Categorias: determine um segmento

– Locais: especifique se a busca deve ser no Search, Shopping, Image, etc.

 

Google Trends para e-commerce na prática

 

Imaginando uma loja virtual de relógios, fiz uma busca pelas seguintes palavras-chave no Trends:

1. “Relógio”

2. “Relógio feminino”

3. “Relógio masculino”

4. “Relógio inteligente”

Observe, agora, a quantidade de informações que descobri sobre esse tema:

– O termo-chave número 1 é e sempre foi o mais procurado (entre os 4 termos pesquisados) e apresenta uma tendência de crescimento no último ano (veja a linha azul):

Google Trends para e-commerce na prática

– Como restringi minha pesquisa ao Brasil descobri que a maior parte das buscas sobre os termos “Relógio” e “Relógio feminino” partem do estado do Rio de Janeiro, enquanto o termo “Relógio Masculino” é mais procurado no Distrito Federal. Já a palavra-chave “Relógio inteligente” só tem sido buscada em São Paulo. Confira:

Google Trends para e-commerce na prática localização

– Eu também descobri várias palavras-chave relacionadas. Eis algumas delas:

Google Trends para e-commerce na prática palavra chave

– E, além das palavras-chave relacionadas, encontrei outras que estão com tendências de crescimento. Observe:

Google Trends para e-commerce na prática tendencia

Onde e como usar o Trends no e-commerce?
Esses dados coletados a partir do Trends podem ser usados por você para criar campanhas de links patrocinados para e-commerce com foco em determinadas regiões onde as buscas sobre o termo-chave são mais frequentes.

Além disso, é possível prever quais são as tendências de procura por determinados produtos nos anos seguintes e assim, analisar se é aconselhável abrir ou não um e-commerce com foco em um determinado nicho.

Você também pode usar esses dados para criar um mix de produtos bem atraente, conforme as tendências, para a sua loja virtual e, assim, vender mais e ter mais sucesso em médio e longo prazo.

Ao se antecipar frente as tendências de consumo com o Trends, você pode se preparar melhor, obter resultados mais interessantes, abocanhar uma fatia maior do mercado e crescer mais.