O ato de pesquisar o seu público-alvo é fator preponderante para que você possa otimizar as páginas de produtos, bem como todo o Design, o mix de produtos, as pessoas (colaboradores) e os processos de trabalho (vide artigo sobre Marcus Lemonis) da sua loja virtual, a fim de melhorar as suas vendas.
Por isso, é importante que você crie o hábito de fazer perguntas, isto é, de pesquisar os seus consumidores, saber o que lhes agrada ou não, pois isso lhe permitirá ter ideias melhores para criar otimizações para o seu comércio eletrônico em geral.
Há várias maneiras de pesquisar os seus consumidores, tais como por meio de:
• Enquete:
Uma enquete é geralmente constituída de pergunta única, que visa conhecer a opinião da maioria sobre um determinado assunto.
• Teste:
Teste ou quiz é uma sequência de perguntas que têm como finalidade testar o conhecimento das pessoas sobre um determinado tema.
• Questionário:
Questionário é uma sequência de perguntas com respostas alternativas ou com respostas espontâneas escritas, que permitem avaliação profunda de um tema.
• Cadastro:
Perguntas de cadastro permitem coletar informações como idade, sexo, cidade e profissão dos consumidores. Podem ser inseridas no formulário de captura.
Há várias ferramentas que lhe permitem criar e compartilhar pesquisas na internet, tais como a Survey, Survio e Google Drive, entre outras. Você pode criar pesquisas e integrá-las às suas mensagens de E-mail Marketing, aos seus posts nas redes sociais, aos seus conteúdos publicados em seu blog e-commerce, etc.
Não basta, contudo, criar e publicar as pesquisas. É preciso coletar, tabelar e inserir as informações obtidas em um gráfico, o que lhe conferirá uma visão abrangente sobre a situação que você está tentando compreender.
Lembre-se que poderá combinar pesquisas (feitas pela sua e por outras empresas também) e compará-las com as estatísticas de ferramentas como o Google Analytics, por exemplo. Você poderá usar os dados finais das suas pesquisas para criar soluções melhores para o seu público-alvo. É o Big Data a favor do comércio eletrônico.