A Black Friday tá aí, muito perto de acontecer, é dia 29, mas ainda dá tempo para você, comerciante, melhorar o desempenho de vendas da sua loja virtual. Se você estiver pensando em como otimizar a performance na Black Friday 2024, então este artigo é para você. Hoje, nós vamos lhe contar um segredo que certamente pode mudar tudo para melhor no seu e-commerce. Hoje o assunto é sobre CRO. Saiba mais sobre isso em seguida!
Série semanal: Novembro da Black Friday
Olá, leitor do blog da Agência e-Plus, tudo bem? Este post que você está lendo agora faz parte da nossa série semanal “Novembro da Black Friday”. São 4 posts, um por semana. Confira:
COMO OTIMIZAR A PERFORMANCE NA BLACK FRIDAY 2024 POR MEIO DO CRO?
Sigla inglesa para Conversion Rate Optimization, CRO é uma estratégia que tem como objetivo melhorar o desempenho da conversão de leads (contatos), clientes, fregueses e promotores de um e-commerce como o seu.
A ideia central da estratégia CRO é desvendar os pequenos e os grandes problemas de navegação e interação em uma loja virtual, landing page, Nutrição de Leads, etc., e a partir disso conceber e colocar otimizações em prática. Para que isso possa ser possível, empregam-se várias ferramentas, entre as quais podemos citar, por exemplo:
- Mapas de calor: identifica as áreas mais clicadas em um site, mensagem de e-mail, etc.;
- Navegação por vídeo: grava movimentos como os do mouse e, assim, expõe interações do usuário;
- Teste AB: comparação de duas versões de um site, botão, texto, etc. com o auxílio do público;
- Análises de formulários: avaliação da eficácia dos formulários de cadastro, checkout, etc.;
- Análises de sessões: gravações que detalham a Jornada de Compras dos consumidores;
- Testes multivariados: avaliação simultânea, isto é, com múltiplas pessoas e variáveis;
- Feedback de usuários: opiniões diretas dos visitantes, espectadores e leitores, por exemplo;
- Análise de dados: interpretação estatística para, desse modo, facilitar a tomada de decisões.
Okay, okay, você pode estar se perguntando “como otimizar a performance na Black Friday 2024 usando essas ferramentas?”. A resposta para esta pergunta é, de fato, bem simples. Acompanhe no próximo tópico deste post!
COMO USAR FERRAMENTAS DE CRO PARA OTIMIZAR UM E-COMMERCE?
As ferramentas de CRO podem ajudar você, comerciante, a descobrir diversos problemas que podem estar ocorrendo durante a Jornada de Compras, os quais comprometem o desempenho. Ao realizar testes, verificações, monitorações, acompanhamentos e análises, é possível descobrir problemas como:
- Motivos pelos quais há muitos abandonos de carrinho na sua loja virtual;
- Call-To-Actions (CTAs) imprecisas, que minam a sua captação de contatos para E-mail Marketing;
- Links que conduzem para páginas irrelevantes enquanto o consumidor só quer finalizar uma compra;
- Espantalhos como botões com fontes extravagantes e acessibilidade ruim;
- Falhas de layout específicas como as que se relacionam à Zona do Polegar e ilusão de completude;
- Gargalos do Funil de Vendas;
- Descrições de produtos ruins;
- Design com componentes e cores erradas nos lugares errados;
- Fluxos de navegação complicados.
Coisas assim podem derrubar sua taxa de conversão de leads e clientes. Elas podem aumentar a taxa de abandono de carrinho e a taxa de rejeição, entre outras métricas, comprometendo seriamente as suas vendas.
Resumindo, com uma boa estratégia de CRO você pode descobrir os pontos fortes e fracos do seu e-commerce, e melhorar o que for possível. E, além disso, também pode analisar os e-commerces dos seus concorrentes.
SOFTWARES PARA CRO
Bem, ainda não respondemos totalmente à dúvida “como otimizar a performance na Black Friday 2024?”. Faremos isso agora mesmo. Existem alguns softwares que permitem testar e analisar, enquanto outros possibilitam modificar o design no e-commerce para fins de CRO. Confira em seguida:
Para análises e testes utilize:
Google Analytics, Hotjar, Microsoft Clarity e Semrush. Além disso, você também poderá utilizar o Crazy Eggy, Google Optimizely e o Hubspot, entre outros.
Para personalização e otimização:
Os Content Management Systems (CMSs) são os softwares ideais para realizar modificações e personalizações de layout e design em lojas virtuais.
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Híbridos:
Softwares como o deco.cx funcionam tanto como CMS quanto como Digital Experience Platform (DXP). Dessa maneira, eles permitem tanto obter dados quanto otimizar para melhorar os resultados.
Enfim, estes são apenas alguns exemplos. Você pode testar estes e outros softwares até descobrir qual faz mais sentido usar na sua operação de e-commerce. Seja como for, você terá muito a ganhar com essa estratégia. Continue lendo!
- Leia também o post “deco.cx 2.0” e conheça a nova versão deste CMS!
O QUE VOCÊ GANHA COM O CRO?
Agora que você já sabe como otimizar a performance na Black Friday, vejamos o que você ganha com isso. Em geral, ao utilizar uma estratégia CRO você, comerciante, poderá:
- Aumentar as vendas do seu e-commerce;
- Aumentar a receita;
- Gerar mais leads;
- Melhorar a experiência do usuário e aumentar a fidelização;
- Reduzir taxas de abandono de carrinho;
- Reduzir taxas de rejeição;
- Melhorar a segmentação de contatos;
- Aumentar o Retorno sobre o Investimento (ROI);
- Descobrir informações importantes sobre o comportamento dos consumidores online;
- Melhorar campanhas de Marketing Digital;
- Aumentar a confiança no seu e-commerce.
Lembre-se, você pode testar e otimizar seu e-commerce continuamente. Aliás, é exatamente isso o que nós recomendamos. Isto é, uma vez que comece a colocar essa estratégia em prática, não pare, pois nenhum e-commerce sobrevive sem melhoria contínua.
CONCLUSÃO
Chega ao fim a nossa série semanal “Novembro da Black Friday”. Esperamos que este artigo tenha as respostas que você precisava para vender mais não apenas na Black Friday 2024, mas também em 2025, 2026 e assim por diante. E se precisar de suporte, contrate a Agência e-Plus! Saiba mais em seguida!
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