Como montar uma loja virtual sem estoque é o sonho de muitos empreendedores como você, que não têm recursos sobrando, mas desejam entrar para o setor de comércio eletrônico o mais brevemente possível. Obviamente, esses empreendedores sabem que trabalhar sem estoque oferece vantagens como:
- O custo zero com armazenagem, seguros e depreciações de produtos;
- A não necessidade de comprar grandes estoques de uma única vez;
- A manutenção do capital de giro, que poderá ser usado em outros investimentos.
Enfim, essa é uma ótima tática para quem pretende vender pela internet.
Dicas básicas de como montar uma loja virtual sem estoque
Se você é um dos empreendedores que está começando agora no comércio eletrônico, certamente poderá usar esse passo a passo básico para criar sua loja virtual sem estoque, confira:
- Escolha um nicho com produtos fáceis de transportar como o de celulares, por exemplo;
- Dentro deste nicho, escolha fornecedores confiáveis, de boa reputação;
- Escolha fornecedores que trabalhem com produtos de qualidade;
- Faça uma parceria com esses fornecedores;
- Monte um mix de produtos baseando-se nos catálogos de produtos deles;
- Monte o site e-commerce e nele exponha os produtos dos fornecedores parceiros;
- Use a técnica de crossdocking ou dropshipping (ambas são explicadas adiante).
Desde o início, cultive uma relação respeitosa com esses fornecedores, pois o sucesso da sua loja virtual dependerá em parte da boa vontade deles. Ou seja, se a relação for boa será possível negociar melhores preços e entregas mais rápidas, entre outras coisas.
Ademais, continue lendo este artigo, que mais para frente eu lhe darei uma dica de como encontrar fornecedores na internet. A seguir, contudo, vamos aprofundar o tema do funcionamento da loja virtual sem estoque.
Como montar uma loja virtual sem estoque: a filosofia “just in time”
De fato, quem está aprendendo como montar uma loja virtual sem estoque vai ouvir falar, mais cedo ou mais tarde, sobre o termo “just in time”. Trata-se de uma filosofia que define que nada deve ser adquirido ou transportando antes da hora certa. E a hora certa, por sua vez, é aquela em que o consumidor fizer a compra.
Nesse contexto, há basicamente dois modos de se trabalhar sem estoque. São eles, o crossdocking e o dropshipping. Confira a seguir como eles funcionam:
– Dropshipping:
Você abre uma loja virtual onde expõe os produtos dos seus fornecedores. Os consumidores entram nesse site e-commerce e fazem compras. Os pedidos caem no sistema dos seus fornecedores, que separam, embalam e enviam os produtos diretamente para o consumidor.
– Crossdocking:
Você abre uma loja virtual onde expõe os produtos dos seus fornecedores. Os consumidores entram nesse site e-commerce e fazem compras. Você recebe os pedidos, compra os produtos dos fornecedores e pede que estes enviem os itens para um Centro de Distribuição. Nesse lugar, normalmente a sua equipe ou uma equipe terceirizada deverá separar, embalar e enviar os produtos aos consumidores.
Nos dois casos, o estoque é sempre uma propriedade dos seus fornecedores e só é transportado quando necessário, isto é, na hora certa, no tempo justo.
Como trabalhar no e-commerce e faturar alto sem ter estoque
Há ainda uma terceira forma de trabalhar no e-commerce sem armazenar mercadorias, porém sem uma loja virtual. Neste caso, você deverá desenvolver uma plataforma marketplace e atrair lojas virtuais de terceiros. Assim, os estoques serão um problema de cada um dos donos de sites e-commerce aí integrados. O melhor de tudo é que você ganha uma comissão toda vez que uma dessas lojas virtuais fizer uma venda a partir do seu site marketplace.
Como montar uma loja virtual sem estoque: encontrando fornecedores
Uma dos maiores dilemas de quem está descobrindo formas de como montar uma loja virtual sem estoque é encontrar bons fornecedores. Você poderá começar a fazer isso pela internet. No Google, digite o seu nicho de negócios atrelado às palavras “fabricante, “distribuidor”, “fornecedor” ou “atacadista”. Se, por exemplo, o seu nicho for o de sapatos, procure por:
– “Fabricante de sapatos” e/ou “fabricantes de sapatos”;
– “Atacadista de sapatos” e/ou “atacadistas de sapatos”;
– “Fornecedor de sapatos” e/ou “fornecedores de sapatos”;
– “Distribuidor de sapatos” e/ou “distribuidores de sapatos”.
Este é apenas um dos modos de encontrar parceiros para o seu negócio. Acesse agora mesmo o artigo “Como conseguir fornecedores para loja virtual” e fique por dentro de outras técnicas.
Logo depois de encontrar um fornecedor, tente saber como ele trabalha. Faça uma ligação se for necessário. E mais: realize um curso de negociação e aprenda a negociar com fornecedores para obter melhores condições para a sua loja virtual.