Compreender qual a diferença entre serviços e produtos é o primeiro passo para quem como você está pesquisando sobre como montar uma loja virtual de serviços. Sem enrolações, confira a seguir um comparativo.
Como montar uma loja virtual de serviços: diferença entre produtos e serviços
De acordo com os parágrafos 1 e 2 do artigo 3 do Código de Defesa do Consumidor, produto é:
• Um bem;
• Móvel ou imóvel;
• Material ou imaterial.
E serviço, por sua vez é:
• Qualquer atividade fornecida no mercado de consumo mediante remuneração;
• O que inclui as atividades bancárias, financeiras, de crédito, securitárias;
• Salvo as decorrentes das relações de caráter trabalhista.
Dado, então, que produto é um bem e serviço é uma atividade, podemos concluir que um serviço é também:
• Intangível: não se pode tocá-lo, pois não é físico;
• Inseparável: a produção e o consumo ocorrem ao mesmo tempo;
• Heterogêneo: a qualidade da produção e consumo de um serviço podem variar;
• Perecível: termina com o fim de sua produção.
Sendo assim, como vender algo com essas características em uma loja virtual?
Como montar uma loja virtual de serviços: criando a tangibilidade
Como um serviço é intangível, é necessário que – para comercializá-lo em um site e-commerce – você integre a ele algumas características de tangibilidade para assim torná-lo mais palpável para os consumidores.
• Acesse e leia também o post “Quanto custa uma loja virtual”
Para tanto, você poderá, por exemplo:
• Mencionar a palavra “pacote”.
Os bancos sabem fazer isso muito bem. Eles vendem “pacotes exclusivos digitais”, “pacotes personalizados”, “pacotes padronizados”, “pacotes de serviços essenciais”, etc. Já as agências de Turismo trabalham com “pacotes de viagens”.
Assim, se a sua ideia é vender “traduções” na internet, então, que tal vender um “pacote de tradução de 300 palavras” ou, ainda, “pacote de tradução de português para inglês”. Use a criatividade para criar um nome para o seu serviço.
• Criar imagens de pacotes:
Além de mencionar a palavra, você pode criar imagens nas quais os seus serviços aparecem empacotados. Desse modo, as atividades que você vende parecerão mais palpáveis para os consumidores.
• Incluir fotos e vídeos:
Inclua nas página de vendas da sua loja virtual algumas imagens em alta qualidade, que exponham o funcionamento do serviço. Se você comercializa consultorias, por exemplo, inclua um vídeo dessa atividade sendo realizada.
Enfim, dê o seu jeito para fazer que as atividades que desenvolve pareçam tangíveis para os seus consumidores. Isso certamente vai gerar neles uma vontade de comprar na sua loja virtual.
Como montar uma loja virtual de serviços: qual plataforma usar?
Entrar em sites e-commerce de Turismo são um dos melhores modos para vislumbrar como poderá ser a venda de serviços em uma loja virtual de serviços. Acesse, por exemplo, os sites da CVC, Viajanet e Expedia.
Observe que uma loja virtual de produtos conta com as chamadas “páginas de produtos”, que é onde as fotos e informações sobre um determinado produto são inseridas. Na loja virtual de serviços, as coisas ocorrem do mesmo modo.
Entretanto, ao invés de “páginas de produtos”, um site e-commerce de serviços conta com “páginas de serviços”. Assim sendo, a título de exemplo, na loja online de uma agência de Turismo você poderá encontrar uma página como a de “Pacote de viagem para Porto Seguro”.
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Leia também: “Loja virtual de Turismo: como montar a sua“
Um “Pacote de viagem para Porto Seguro” é um dos destinos mais clássicos aqui no Brasil. Em uma página de serviço do tipo você encontrará fotos do destino, dados sobre o voo, atrações turísticas locais, preços, localização e estrutura do hotel, etc.
Existem muitas plataformas e-commerce com potencial para a criação de lojas virtuais voltadas para a venda de serviços. Entre em contato com a sua agência e-commerce preferida e peça sugestões. O site da empresa especializada em turismo estudantil Forma Turismo, por exemplo, foi produzido com a plataforma VTEX.
“Escolher VTEX é escolher um ecossistema de soluções que giram em torno dessa plataforma. Sempre que precisamos de um serviço ou algum fornecedor, ele está integrado com VTEX e isso nos poupa tempo e nos dá agilidade”, disse o diretor de Tecnologia e Dados da Forma, Leandro Dasler, no artigo “Caso Forma Turismo”.
Como montar uma loja virtual de serviços: o que vender?
Muito bem, agora que você já sabe alguns aspectos gerais sobre como montar uma loja virtual de serviços, observe essas ideias acerca do que vender:
• Experiências e vivências turísticas
• Viagens
• Aulas de idiomas
• Traduções
• Serviços elétricos
• Serviços mecânicos
• Serviços de encanamento
• Serviços automotivos em geral
• Animação para festas
• Produção de textos para blogs
• Serviços de pintura
• Consultorias
• Serviços de hospedagem de sites
Há centenas de serviços que podem ser comercializados no e-commerce. Escolha um nicho, identifique uma demanda e mãos a obra!