Pensando em como montar uma loja virtual de roupas femininas com pouco dinheiro? Basicamente, são necessários dois processos para fazer isso:
1. O do empreendedorismo: visa a criação do negócio/empresa;
2. O da implantação de e-commerce: visa a criação do site de vendas online.
Neste artigo apresento dicas com as formas mais econômicas para alavancar ambos. Confira!
Como montar uma loja virtual de roupas femininas com pouco dinheiro: empreendedorismo
Primeiramente, no que diz respeito a criação de um negócio e-commerce de roupas, é necessário abrir uma empresa. Dessa forma, com um CNPJ, será possível emitir nota fiscal para os seus clientes. Além disso, os melhores fornecedores só lhes venderão produtos para revenda caso você tenha um CNPJ.
A forma mais econômica de abrir uma empresa no Brasil hoje é por meio da modalidade de Microempreendedor Individual (MEI). De acordo com a Lei 123/2006 complementada pela Lei 155/2016, um MEI pode faturar até R$ 81 mil por ano (condição em 2018).
Nesta modalidade, você poderá se enquadrar, por exemplo, com a função “4781-4/00 – Comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios”. Segundo a Classificação Nacional de Atividades Econômica (CNAE), essa subclasse abrange:
• O comércio varejista de artigos do vestuário novos de qualquer material, tais como: vestidos, blusas, calças, roupas íntimas, uniformes escolares e similares;
• O comércio varejista de acessórios e complementos do vestuário de qualquer material – gravatas, cintos, lenços, meias, sombrinha e guarda-chuvas, chapéus, luvas e similares.
Entretanto, essa modalidade não abrange:
• O comércio atacadista de roupas para segurança pessoal;
• O comércio varejista de roupas e artigos do vestuário usados;
• O comércio varejista de calçados;
• O comércio varejista de artigos de viagem: malas, bolsas, valises, etc.;
• O comércio varejista de perucas;
• O comércio varejista de artigos esportivos.
Dado o que você pode e o que não pode fazer dentro desta função/atividade, desenvolva um Plano de Negócios. Isto é, coloque tudo no papel, antes de partir para a prática. Conforme o Sebrae, empresas planejadas sobrevivem mais.
Enfim, para conhecer outras funções do MEI, acesse o Portal do Empreendedor.
Mais dicas para planejar uma empresa e-commerce com pouco dinheiro
Ainda sobre a fase de empreendedorismo da questão “Como montar uma loja virtual de roupas femininas com pouco dinheiro”, eis algumas dicas:
• Escolha roupas femininas que tenham bastante demanda (estude seu setor);
• Crie uma Buyer Persona e conheça bem as mulheres que serão suas clientes;
• Use o estoque dos fornecedores (atue com Crossdocking e/ou Dropshipping).
Ao trabalhar com o estoque dos seus fornecedores, você mantém seu capital de giro, o qual poderá ser usado para outros investimentos. Leia os artigos “Como montar uma loja virtual sem estoque” e “Como conseguir fornecedores para loja virtual” e saiba como trabalhar desse jeito.
Como montar uma loja virtual de roupas femininas com pouco dinheiro: criação do site e-commerce
Uma das formas mais econômicas de criar uma loja virtual é por meio das plataformas alugadas. Algumas dessas plataformas possibilitam a criação de um site e-commerce sem que você precise pagar nada. Apesar de imporem alguns limites (como a quantidade de produtos, por exemplo) elas são ótimas opções para começar.
Posteriormente, quando você sentir que o sistema começar a ficar muito limitado, não tenha medo de fazer uma migração de plataforma e-commerce.
Então, você fará bem se investir parte dos seus lucros em uma plataforma mais moderna, como a VTEX, que conta com melhores recursos de segurança, escalabilidade, usabilidade, etc.
Divulgar é preciso
Assim que concluir a criação do negócio e a implantação do site e-commerce de roupas femininas, você precisará divulga-lo. Há várias formas de se fazer isso, sendo o Marketing de Conteúdo e os links patrocinados para e-commerce boas opções.
No Marketing de Conteúdo, você precisará contar com um canal de vídeos e/ou um blog e-commerce, por exemplo. Com esses recursos, será possível publicar conteúdo SEO, que as pessoas encontrarão nos motores de buscas.
Atraídas pelos seus vídeos e blog posts, as pessoas encontrarão também a sua loja virtual, onde comprarão seus produtos. Uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo pode demorar entre seis meses e um ano para começar a dar bons frutos.
Já a estratégia dos links patrocinados é bem mais rápida. Nesse formato, você pode anunciar as páginas de produtos da sua loja virtual imediatamente e ter resultados na mesma hora.
Seja como for, a Taxa de Conversão de Vendas no e-commerce varia em média em torno de 1,5%. Sendo assim, para cada 10 mil visitantes únicos, 150 fazem uma compra. Pense nisso quando estiver divulgando as roupas femininas da sua loja!