Se você busca informações sobre como montar uma loja virtual de roupas, então chegou ao lugar certo.
Já lhe digo logo que, seja lá qual for o tipo de e-commerce que você pretenda implementar, o primeiro passo é criar um modelo de negócio.
A produção de um modelo de negócio permitirá a visualização da estrutura de custos, dos recursos e as possibilidades de lucro, entre outros parâmetros, antecipadamente.
Isso significa que você poderá testar a viabilidade do seu negócio antes de partir para a prática, com muito mais rapidez.
Outra vantagem é que, se errar na criação do modelo, você não paga nada. Porém, se criar um negócio sem um modelo e errar, prepare-se para arcar com prejuízos significativos.
A seguir, exponho primeiro a teoria e logo em seguida uma ferramenta grátis e online para o desenvolvimento de modelos de negócios para todo tipo de comércio eletrônico, incluindo e-commerces de roupas.
Teoria para criar modelos de negócios
Primeiramente, vou lhe apresentar a teoria do recurso que lhe ajudará a criar modelos de negócios em poucos minutos.
Assim, depois de dominar a teoria, você poderá criar vários modelos de negócios com facilidade e escolher o melhor deles para levar à frente.
O recurso sobre a qual escrevo é o Business Model Canvas (BMC), que envolve a organização de 9 aspectos para a criação de um empreendimento, são eles:
1. Segmentos de clientes
2. Propostas de valor
3. Canais
4. Relacionamento com os clientes
5. Fontes de receitas
6. Recursos-chave
7. Atividades-chave
8. Parcerias-chave
9. Estrutura de custos
Enfim, a Teoria BMC completa pode ser encontrada e lida no livro “Business Model Generation”, de Alexander Osterwalder.
Recomendo a leitura do livro e de suas explicações originais, entretanto, se você quiser colocar a mão na massa agora, procure e leia alguns resumos na internet.
O Movimento Empreenda, por exemplo, disponibiliza um resumo online da Teoria BMC.
O BMC é o recurso certo para responder à pergunta “Como montar uma loja virtual de roupas?”.
Pois bem, uma vez estudada a teoria, é hora de partir para a prática.
Como montar uma loja virtual de roupas: modelo de negócios na prática
Agora que você certamente já conhece a Teoria BMC, comece a criar os seus modelos de negócios para lojas de roupas.
Para fazer isso, recomendo uma ferramenta do Sebrae, disponível gratuitamente online na plataforma “Sebrae Canvas”.
Como se pode observar, essa ferramenta contém em si os meios para organizar os 9 aspectos da Teoria BMC já mencionados.
Além de facilitar a criação, o Sebrae Canvas permite visualizar e comentar vários exemplos prontos, feitos por outros usuários da plataforma.
Aqui vai o passo a passo para usar o Sebrae Canvas:
• Acesse o site do Sebrae Canvas;
• Faça um cadastro ou realize o login com os dados da sua rede social;
• Clique em “Novo Canvas”;
• Clique em “Adicionar post-it” para inserir dados;
• Digite os dados nos post-its eletrônicos (conforme a Teoria BMC);
• Selecione a cor que desejar;
• Pressione adicionar.
Observe, ao lado, um modelo que criei para um e-commerce de moda esportiva para o nicho de vôlei a partir do Sebrae Canvas (clique na figura para ampliar).
Veja como encaixo as informações em cada um dos 9 aspectos de um negócio. Percebeu como é simples fazer e como a ferramenta possibilita a visualização total do empreendimento?
Como isso, é possível criar modelos simples ou complexos, como desejar. Otimize-os ao longo do tempo. O melhor de tudo é que, se errar, você não terá prejuízo nenhum.
Por fim, crie vários modelos para uma loja virtual de roupas, escolha o que for mais conveniente e siga para as etapas seguintes.
Como montar uma loja virtual de roupas: próximos passos
Selecione o modelo de negócios preferido para a sua loja virtual de roupas. Logo depois, passe para as seguinte etapas (não necessariamente nessa ordem):
• Criação de um Plano de Negócios
• Criação de um mix de produtos
• Criação de um estoque de roupas
• Criação de nome para a loja virtual
• Criação de logo para loja virtual
• Registro de nome e logo da loja virtual no INPI
• Realização de implantação de e-commerce
• Gerenciamento e otimização do e-commerce
Como se pode verificar, o caminho é extenso, em contrapartida os lucros que poderão ser obtidos em longo prazo compensam.