No Brasil, o mercado de alimentos saudáveis está em alta há algum tempo. De acordo com pesquisa da Euromonitor realizada em 2017, o segmento cresceu em média 12% ao ano nos cinco anos anteriores. Por isso, é compreensível que muitas pessoas como você estejam tentando saber como montar uma loja virtual de produtos naturais.
Basicamente, isso requer dois processos: o da montagem do negócio e o da criação do site e-commerce. Continue lendo!
Como montar uma loja virtual de produtos naturais: montagem do negócio
Existem várias formas de montar um negócio e-commerce, conheça algumas a seguir:
• Plano de Negócios:
O Plano de Negócios é um documento com o qual é possível planejar todo o negócio antes de implantá-lo. Ele possibilita organizar o Marketing, a Logística, a Cultura Organizacional, etc. Dependendo do tipo e do tamanho, pode levar desde 1 mês a até mais de 1 ano para ficar pronto. Leia o artigo “Três tipos de Plano de Negócios para e-commerce” e saiba mais.
• Método startup:
Diferentemente do Plano de Negócios, o método da startup enxuta não requer um planejamento antecipado muito extenso. Basicamente, você precisará aplicar a fórmula “construir-medir-aprender” + “desistir ou continuar” enquanto cria tudo. Ou seja, o planejamento e a implantação do negócio ocorrem simultaneamente. Leia o livro “Startup enxuta” e fique por dentro.
• Integrar loja física e virtual:
Caso você já tenha uma loja física de produtos naturais, então é só integrá-la a uma loja virtual, pois nesse caso o negócio já está pronto.
• Franquia online:
Franquias online de produtos naturais também já têm um modelo de negócios pronto. Você só precisará replicar esse modelo na sua própria loja online. Estoque, emissão de notas fiscais e logística por conta da franquia são algumas das características desse tipo de empreendimento.
Por fim, caso pretenda criar um negócio do zero, vale reforçar a importância de se abrir uma empresa. Com isso, será possível emitir notas fiscais para os seus consumidores e alavancar mais vendas. Além disso, alguns fornecedores só negociam com quem possui CNPJ.
Como montar uma loja virtual de produtos naturais: criação do site e-commerce
A criação do site e-commerce dependerá do tipo de negócio pelo qual você optou (vide tópico anterior). Por exemplo, muitas franquias possuem uma plataforma e-commerce própria, onde deve ser feita a criação da loja virtual.
Em contrapartida, quem já possui uma loja física poderá criar uma loja virtual por meio de uma plataforma e-commerce comum e, logo depois fazer a integração do negócio online com o físico.
Quem, no entanto, empreendeu por meio do processo de startup, talvez seja uma ótima ideia começar com plataformas gratuitas no início, que permitirão testar as bases do negócio sem precisar gastar nada com isso. Se o negócio evoluir, daí se poderá pensar em uma migração para uma plataforma e-commerce mais moderna em médio e longo prazo.
Finalmente, os empreendedores que passaram um bom tempo organizando tudo por meio de um parrudo Plano de Negócios, muito provavelmente quererão iniciar com uma plataforma top de linha como a VTEX. Esse tipo de sistema lhe proporcionará toda a estrutura tecnológica que sua loja virtual precisará para o crescimento em curto, médio e longo prazo.
Tipos de produtos naturais que você poderá vender
Pensar em como montar uma loja virtual de produtos naturais envolve obviamente a escolha dos produtos. Aqui vão algumas possibilidades:
• Grãos e farelos de variados tipos
• Ervas e chás
• Sucos naturais
• Castanhas e frutos
• Farinhas integrais
• Suplementos alimentares
• Temperos naturais sem aditivos químicos
• Barras de cereais
• Doces com baixo teor de açúcar
• Produtos com zero teor de gordura trans
• Produtos orgânicos
Trabalhe com múltiplos produtos (cauda longa) ou com um mix de produtos enxuto, mas com alto potencial de vendas. Seja como for, comece a desenvolver o seu e-commerce o mais rápido possível. Aproveite que o setor está em alta!