Caso você esteja em dúvida sobre como montar uma loja virtual de pet shop, considere investir 3 minutinhos do seu tempo para ler este artigo. Aqui apresento algumas estratégias que lhe ajudarão a empreender seu e-commerce no ramo.
Para quem desconhece o setor, um pet shop é um estabelecimento físico e/ou virtual, que visa o comércio de animais de estimação, além da venda de alimentos, medicamentos, acessórios e serviços destinados aos cuidados de tais bichos.
No Brasil, de acordo com dados de 2013 do IBGE, existem 52 milhões de cães e 22 milhões de gatos. Ou seja, o brasileiro adora animais de estimação. Isso, por sua vez, só estimula o mercado de pet shop nacional de uma maneira extraordinária.
Enfim, se você quer entrar no mercado de pet shop online, atente para duas estratégias que apresentarei adiante. Escolha a que melhor se encaixa no seu estilo de empreender.
Como montar uma loja virtual de pet shop: conheça duas estratégias
O assunto deste texto é “Como montar uma loja virtual de pet shop”, mas antes de montar a loja, você precisa criar o negócio. Confira duas formas de fazer isso:
1. Plano de Negócios:
O Plano de Negócios é um documento que possibilita planejar todo o negócio no papel antes de efetivamente implantá-lo. Isto é, por meio dele é possível delinear como será o seu Marketing, a sua Logística, as suas finanças antecipadamente.
Ele também permite que você desenvolva a sua Cultura Organizacional, reconheça o seu público-alvo e estabeleça a forma jurídica da sua empresa, entre outras coisas.
Em resumo, você vai planejar tudo primeiro e só depois é que vai colocar em prática e otimizar. Ou seja, primeiro a teoria e depois a prática. Leia o post “Três tipos de Plano de Negócios para e-commerce” e fique por dentro.
2. Método startup:
No método startup, o empreendedor (no caso você) tem uma ideia e constrói/testa o que foi imaginado da forma mais simples possível. Mede os resultados com dados concretos. Aprende. Avalia se continua ou desiste.
Em caso de desistência, o empreendedor têm bem menos perdas do que se estivesse realizando uma implantação via Plano de Negócios. Já em caso de continuação, o empreendedor otimiza o negócio e o crescimento continua.
Isto é, a teoria e a prática acontecem simultaneamente. Estudo, aplicação e medição, e na sequência desistência ou otimização. O ciclo é repetido até o sucesso. Leia os livros “Startup enxuta” e “Comece sua startup enxuta” para se inspirar.
Como montar uma loja virtual de pet shop: o que vender exatamente?
O portal E-commerce na Prática apresenta uma excelente recomendação de produtos e serviços que poderão ser comercializados em uma loja virtual pet shop. Neste site, os itens são classificados em quatro segmentos, são eles:
• Pet Food: rações, petiscos e alimentos em geral para animais de estimação
• Pet Serv: adestramentos, passeios e outros serviços para animais de estimação
• Pet Care: equipamentos de segurança, acessórios de beleza, etc. para animais
• Pet Vet: medicamentos veterinários para animais de estimação
Além dessas áreas, você poderá acrescentar ou criar outras. O e-commerce Zen Animal, por exemplo, faturou em fevereiro de 2017, R$ 80 mil com a venda de fantasias carnavalescas para animais de estimação, segundo matéria da Veja Rio.
Como montar uma loja virtual de pet shop: escolhendo a plataforma e-commerce
Você que pretende empreender no método do Plano de Negócios, talvez queira começar de cara com uma plataforma top de linha como a VTEX, por exemplo. Este sistema vai garantir toda a estabilidade e escalabilidade para o crescimento que ocorrerá em médio e longo prazo. Ou seja, você não precisará trocar de plataforma quando seu negócio e-commerce estiver em franco crescimento.
No entanto, quem vai empreender no método startup, que emprega o ciclo “construir-medir-aprender” + “desistir ou continuar”, o mais indicado seria começar com plataformas gratuitas, que são limitadas, mas possibilitam a realização de testes sem que você precise pagar nada por isso.
Seja como for, se quiser correr o risco e pagar por uma plataforma top de linha desde o início, você poderá obter uma vantagem competitiva no futuro, posto que não precisará fazer uma migração de plataforma e-commerce, ação que logicamente poderá ter um custo relativamente alto.