Como montar uma loja virtual de maquiagem?

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Dicas para criar um modelo de negócio e uma loja virtual no ramo

Como montar uma loja virtual de maquiagem: conheça os métodos de empreendedorismo

Como montar uma loja virtual de maquiagem: conheça os métodos de empreendedorismo

Com cada vez mais mulheres com acesso à internet e às compras no varejo online, muitos(as) empreendedores(as) têm procurado saber como montar uma loja virtual de maquiagem. Leia a seguir algumas dicas básicas sobre isso.

Como montar uma loja virtual de maquiagem: a etapa do empreendedorismo

Antes de criar uma loja virtual, você precisará desenvolver um negócio. Nesse ponto, recomendo que você escolha um desses três métodos ou combine os três para melhor desempenho:

1. Método do Modelo de Negócios:

Ideal para criar uma representação teórica do seu empreendimento. O Modelo de Negócios (MN) lhe permitirá organizar o mix de produtos de maquiagens, as propostas de valor e outros itens. Leia o livro “Business Model Generation” de Alexander Osterwalder para compreender melhor como usar essa ferramenta.

2. Método do Plano de Negócios:

O Plano de Negócios (PN) é um documento extenso voltado para a estruturação da concepção, administração, Marketing, logística, operação e outras áreas do empreendimento. Leia as cartilhas do Sebrae sobre esse recurso e também o livro “O segredo de Luísa”, do autor Fernando Dolabela, para saber como desenvolver o PN perfeito para a sua loja virtual de maquiagem.

3. Método da Startup E-commerce:

O método da Startup E-Commerce (SE) requer planejamento teórico mínimo no início. É que todos os principais aspectos do negócio (incluindo a loja virtual) são testados na prática de forma econômica (sem desperdícios). Recomendo a leitura do livro “A startup enxuta”, de Eric Ries, para compreender melhor esse método. Leia também “Comece sua startup enxuta”, de Ash Maurya.

Como montar uma loja virtual de maquiagem: a escolha da plataforma e-commerce

Como montar uma loja virtual de maquiagem: mais cedo ou mais tarde você terá que usar uma plataforma e-commerce top de linha como a VTEX

Como montar uma loja virtual de maquiagem: mais cedo ou mais tarde você terá que usar uma plataforma e-commerce top de linha como a VTEX

A plataforma e-commerce é o sistema com o qual você vai criar e gerenciar a sua loja virtual de maquiagem. A escolha da plataforma ideal depende em parte do método de empreendedorismo que você optou.

Por exemplo, se você já está há alguns meses planejando o negócio por meio de um PN, então poderá ser que em algum momento tenha percebido a importância de iniciar de cara com uma plataforma top de linha.

Isso poderá ocorrer porque o PN lhe mostrará que se iniciar com uma plataforma de segunda linha você terá que realizar uma custosa migração de plataforma e-commerce no futuro.

Em contrapartida, ao trabalhar com os métodos MN ou SE, as plataformas de segunda linha lhe ajudarão a testar conceitos, produtos e serviços de uma forma mais barata, para não dizer gratuita, entretanto, com muitas limitações.

Seja como for, independentemente do método de planejamento, no momento em que a sua loja virtual precisar crescer ou necessitar de escalabilidade, não haverá como fugir. Ou seja, você terá que contar com uma plataforma e-commerce top como a VTEX, por exemplo.

Como montar uma loja virtual de maquiagem: dicas gerais

Como montar uma loja virtual de maquiagem: dê o seu toque

Como montar uma loja virtual de maquiagem: dê o seu toque

Já comentei os processos de empreendedorismo e de escolha da plataforma e-commerce que respondem em parte à pergunta “Como montar uma loja virtual de maquiagem?”. Agora, apresentarei algumas dicas gerais:

• Mercado saturado:

O mercado de produtos de maquiagem possui milhares de consumidores(as), contudo, ele também é bastante saturado de ofertas. Existem muitíssimas lojas virtuais pequenas no ramo. Além disso, lojas como o Extra e o Submarino também comercializam produtos no setor. Então, o negócio é tentar atuar dentro de um nicho com poucos concorrentes e/ou tentar vender produtos que ainda não são muito comuns no Brasil. Aposte, portanto, na diferenciação.

• Fornecedores:

Procure por fornecedores de produtos de maquiagem para a sua loja virtual no Google. Digite termos como “fornecedores de maquiagem”, “atacadista de produtos de maquiagem”, “fabricante de produtos de maquiagem”, “distribuidor de produtos de maquiagem”. Confira os produtos que eles oferecem e tente montar um mix campeão de vendas.

• Amostras:

Muitas(os) consumidores(as) de maquiagem gostam de testar o produto antes de comprar. Sendo assim, talvez seja uma boa ideia criar um modelo de negócio que lhe permita oferecer amostras para as pessoas. Que tal, por exemplo, utilizar um modelo de negócios por assinatura? Assim, você poderá enviar amostras para que as pessoas possam montar uma “cesta básica” mensal de produtos personalizada.

Enfim, paralelamente à loja virtual você poderá comercializar serviços de maquiagens. Ou, talvez, oferecer cupons de descontos em determinados salões e institutos de beleza. Dê o seu jeito! Mãos à obra!