Chegou, chegou, está na hora da alegria! Isto é, está na hora de você descobrir como montar uma loja virtual de lembrancinhas. De fato, neste artigo você obterá dicas para planejamento, investimento, formalização, implantação, divulgação e melhoria contínua. Confira!
O que são lembrancinhas?
Lembrancinhas são produtos que servem para:
• Demonstrar carinho para com outras pessoas
• Felicitar pessoas em datas especiais
• Recordar momentos bacanas
• Recordar lugares especiais
• Decorar ambientes
• Oferecer para convidados em diferentes tipos de festas
Geralmente, as lembrancinhas são produtos simples com custo aproximado de R$ 1,99 a R$ 99,99.
Como montar uma loja virtual de lembrancinhas: etapa do planejamento
Quem está procurando saber como montar uma loja virtual de lembrancinhas deve saber que o primeiro passo é o planejamento. Para tanto, recomendo a leitura do artigo “Empreender e-commerce: 5 formas de planejar e implantar loja virtual”.
No post indicado, abordo métodos de planejamento como:
• Plano de Negócios
• Startup E-commerce
• Design Sprint Google
• Business Model Canvas
De acordo com o Sebrae, o planejamento aumenta a longevidade do negócio.
Planejando o mix de produtos
Ainda na etapa do planejamento, você terá que estabelecer qual o seu mix de produtos. Em geral, as lojas de lembrancinhas trabalham com a chamada Long Tail (Cauda Longa).
Para trabalhar com uma linha Long Tail, você terá que ter 1 a 5 produtos com boa saída seguidos de uma grande lista com dezenas ou até centenas de produtos com menor saída.
São, por exemplo, produtos que podem ser comercializados em um e-commerce de lembrancinhas:
• Camisetas, bonés, canecas, chaveiros e chinelos personalizados
• Relógios, porta-retratos, suvenirs
• Bijuterias
• Caixas
• Biscuits
Enfim, existem milhares de produtos desse tipo. Portanto, escolha com sabedoria. Dê uma olhada nas lojas concorrentes e observe o que tem mais saída. Depois, monte o seu próprio mix de produtos campeão.
Como montar uma loja virtual de lembrancinhas: etapa do investimento
Montar uma loja virtual pode custar desde R$ 1 mil a até mais de R$ 1 milhão. Tudo vai depender do porte da empresa que você está tentando montar. Comumente, empresas menores como as MEIs e MEs têm menores custos.
Acesse o artigo “Quanto custa uma loja virtual?” e leia uma estimativa de preços de investimento que abrange custos de planejamento, aluguel da plataforma e-commerce e implantação da loja, entre outros fatores.
Como montar uma loja virtual de lembrancinhas: formalização
Antes de implantar sua loja virtual, abra uma empresa. Ou seja, formalize o seu negócio. Você precisará fazer isso para obter o CNPJ. Com isso, será possível passar notas fiscais aos consumidores e comprar de grandes fornecedores. Acesse e leia o post “Loja virtual precisa de CNPJ?” e saiba mais a respeito.
Como montar uma loja virtual de lembrancinhas: implantação de e-commerce
A fase de implantação de e-commerce diz respeito ao momento de criar a loja virtual. Isso pode ser feito de várias maneiras, dentre as quais as seguintes:
• Você mesmo cria a loja virtual
• Você contrata um profissional avulso para implantar
• Você contrata uma agência e-commerce
A vantagem de contratar uma agência e-commerce é que esta lhe dará garantia e suporte pelos serviços prestados. E no caso da e-Plus, por exemplo, todas as lojas são desenvolvidas com Design original exclusivo. Em outras palavras, nós não trabalhamos com o chamado “e-commerce template“, isto é, não copiamos.
Além disso, uma empresa desse tipo conta com profissionais multidisciplinares, que já criaram múltiplas lojas, e cuja experiência acumulada é repassada em qualidade para o seu projeto.
Divulgação e melhoria contínua
Uma vez que a sua loja virtual de lembrancinhas esteja pronta, daí será necessário divulga-la. Quanto mais visitantes chegarem até ela, mais vendas você fará. Em média, no Brasil, a cada 100 visitantes únicos, 1 faz uma compra.
Sendo assim, use todas as técnicas de divulgação que puder. Recomendo os links patrocinados para e-commerce e o E-mail Marketing para e-commerce. Certamente, para uma divulgação de longo prazo, você precisará desenvolver um blog e-commerce com blog-posts alinhados com técnicas SEO.
Posteriormente, restará a você investir na melhoria contínua. Para tanto, não deixe passar um dia sequer sem otimizar algo (por menor que seja) em sua loja virtual e também em seu negócio e-commerce como um todo (logística, atendimento, etc.).